sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

TRF suspende sequestro de bens de investigados em operação em MT

PUBLICIDADE

O engenheiro florestal de Sinop, Vanderlei Cardoso de Sá, e o madeireiro de Feliz Natal, Vlademir Canello, tiveram a ordem de sequestro e indisponibilidade dos bens suspensos por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Eles, juntamente com mais 43 pessoas, foram presos e tiveram os bens indisponíveis durante a Operação Mapinguari, que investigava exploração de madeira em área indígena, realizada em maio de 2007.

As ordens de prisão e sequestro de bens foram emitidas pelo juiz federal, Julier Sebastião da Silva. A defesa dos dois investigados, feita advogados Jiancarlo Leobet e Joyce Carla Heemann, alegou que eles estavam tendo um dano irreparável, pois estavam impedidos de gerenciar suas contas bancárias para movimentação empresarial e pessoal.

Também alegaram que ambos tiveram o “direito líquido e certo violado pela autoridade Pública, com abuso de poder e de forma ilegal, ao deferir o seqüestro judicial, através de decisão desfundamentada, pois atingiu todos os bens do Impetrante como se fossem provenientes de ação delituosa, sendo crucial que a decisão mostra-se quais dos bens foram adquiridos ilicitamente”.

Na decisão, o desembargador do TRF, Mário César Ribeiro, acatou as argumentações da defesa. “Infringe os princípios da proporcionalidade e da adequação o decreto constritivo que não individualiza as condutas delituosas de cada um dos indiciados e nem tampouco particulariza os bens que poderiam ter provindo das práticas ilícitas”, aponta a decisão.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE