PUBLICIDADE

OAB Mato Grosso destaca importância de congresso de Direito Agroambiental

PUBLICIDADE

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso é uma das instituições apoiadoras da Faculdade de Direito e do Programa de Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso para a realização do IV Congresso Internacional de Direito Agroambiental, a ser realizado nos dias 1 a 3 de dezembro deste ano. Recentemente, o presidente da Ordem, Cláudio Stábile Ribeiro, recebeu representantes da Faculdade. A OAB/MT irá colaborar com a divulgação do evento que terá a presença de importantes doutrinadores e profissionais de renomes nacional e internacional.

Os professores doutores Carlos Teodoro Irigaray, Patryck de Araújo Ayala e Beatrice Pedroso buscaram o apoio da OAB/MT por considerar a instituição uma das mais respeitadas junto à sociedade e estenderam ainda o convite aos advogados militantes no Estado a também participar. Eles destacaram que a divulgação do congresso internacional deve ser feita com a maior antecedência possível devido ao concurso de monografia, para o qual os interessados poderão se inscrever e terão cerca de um mês para preparar todo o material.

Para Cláudio Stábile, é de extrema importância que os advogados, profissionais do Direito e de outras áreas, estagiários e acadêmicos participem do encontro. "Temos um respeito muito grande pelo trabalho da UFMT e pelo seu curso de Direito, cujos diretores e professores trabalham diuturnamente pela produção de conhecimento e cultura em Mato Grosso. Por isso, daremos todo apoio possível".

Ao todo, serão 26 conferencistas. Estarão presentes pesquisadores e professores de 13 universidades brasileiras e três estrangeiras. Entre os convidados estão o professor doutor Jesus Jordano Fraga, da Universidade de Sevilla; o juiz do Supremo Tribunal de Justiça da Costa Rica, Ricardo Zeledón Zeledón; o professor Paulo Affonso Leme Machado, considerado uma das maiores autoridades na investigação do Direito Ambiental brasileiro; entre outros.

O congresso – O IV Congresso Internacional de Direito Agro Ambiental, a ser realizado no auditório da Fiemtec, na Avenida XV de Novembro em Cuiabá, nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, é realizado pelo grupo de pesquisas JusClima, do programa de Mestrado em Direito Agroambiental e da Faculdade de Direito da UFMT, e conta com o apoio de várias instituições. Na programação serão debatidos temas como a vulnerabilidade dos biomas Cerrado e Pantanal; a proteção do meio ambiente em tempos de mudanças climáticas globais; a interação entre o Direito Ambiental e o Direito Agrário; direitos indígenas e sustentabilidade da Amazônia.

Durante os três dias também será realizado o III Encontro Nacional de Prática Jurídica, com a apresentação de trabalhos científicos por discentes e pesquisadores dos programas de pós-graduação brasileiros, em três eixos temáticos. São eles: a) Direito, novas tecnologias e a proteção do ambiente na sociedade mundial de risco; b) Direitos indígenas, sociodiversidade e multiculturalismo e; Estado ambiental e a função socioambiental da propriedade privada.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE