PUBLICIDADE

Sinop: juiz extingue ação de improbidade contra 14 servidores do Ibama

PUBLICIDADE

O juiz da Vara Federal de Sinop, Murilo Mendes (foto), extinguiu ação civil pública de improbidade administrativa movida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) contra 14 servidores do próprio órgão. A alegação do magistrado é a de que a ação de improbidade não é instrumento adequado para punição de prefeitos, servidores e particulares. Devido a este entendimento, o processo foi extinto sem o julgamento do mérito, informa o advogado Leonildo Severo da Silva, que defendeu um dos inocentados.

O Ibama alegava que os funcionários se utilizavam dos cargos para cometerem possíveis irregularidades e fraudes na liberação Planos de Manejo Florestal Sustentável, como também autorizações de desmate, liberações de ATPFs, falsificação de laudos de vistoria, o que estaria causando prejuízo ao erário público.

“O Supremo Tribunal Federal, quando do julgamento da Reclamação nº 2.138/DF, deferiu liminar para sustar os efeitos de sentença proferida por juiz federal em ação de improbidade administrativa proposta contra ministro de Estado. Argumento utilizado para deferimento da liminar: atos de improbidade praticados por agentes políticos não estão sujeitos ao regime da Lei nº 8.429/92. Como os agentes políticos respondem por crimes de responsabilidade, sujeitá-los também às penalidades da ação por ato de improbidade significaria a possibilidade de puni-los duas vezes pela mesma conduta. Vigora para eles, então, segundo a Suprema Corte, o regime jurídico especial, que é o que regula os crimes de responsabilidade”, destacou Murilo, como parâmetro em sua decisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE