PUBLICIDADE

MT: 70 menores são afastados de trabalho irregular

PUBLICIDADE

Em ações realizadas entre junho e julho deste ano os auditores fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Mato Grosso (SRTE-MT) afastaram 70 menores de trabalho irregular. O número ultrapassa o resultado alcançado em todo o ano de 2009 quando foram retirados 66 menores de situação de trabalho irregular.

O coordenador do Projeto para Erradicação do Trabalho Infantil na SRTE-MT, Leandro de Andrade Carvalho, diz que estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que o trabalho iniciado precocemente prejudica a formação do indivíduo e perpetua o chamado "ciclo da pobreza".

"Este ciclo tem origem na própria situação de pobreza e miséria que faz com que os pais coloquem os filhos para trabalhar, precocemente, como forma de complementação da renda familiar. Estes jovens acabam por não freqüentar a escola ou, quando ainda a freqüentam, apresentam baixo rendimento nos estudos. Com isso, quando adultos, apresentarão qualificação insuficiente para assumir bons postos de trabalho, acabando em subempregos e até mesmo desempregados, o que gera mais pobreza, perpetuando o ciclo", explica o coordenador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Censo aponta que número de famílias chefiadas por mulheres cresce em Mato Grosso

Dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de...

Sinop prepara seletivo para contratar até 350 professores

O projeto de lei que prevê contratação de até...

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...
PUBLICIDADE