PUBLICIDADE

MPE garante contratação de brigadistas e caminhão pipa para combater queimadas

PUBLICIDADE

O Ministério Público Estadual, por meio da 1ª Promotoria Cível da Comarca de Chapada dos Guimarães, obteve liminar em ação civil pública que garante a contratação e o treinamento de cinco brigadistas para atender a demanda das queimadas urbanas. Foi determinado ao Estado e ao Município que também promovam a contratação de um caminhão pipa para auxiliar os trabalhos.

De acordo com a decisão, os órgãos ambientais deverão elaborar cartilha, cartazes, banners, além de promover a divulgação na mídia de campanhas de educação ambiental. O município deverá ainda apresentar um calendário com a designação de palestras e atividades de educação ambiental em escolas, centros comunitários e entidades religiosas.

Na ação, o Ministério Público destacou que o poder público não tem adotado ações preventivas e repressivas em relação às queimadas urbanas e rurais. Em Chapada dos Guimarães, a situação é caótica. Além da inexistência de projetos e ações que poderiam minimizar ou impedir os efeitos negativos das queimadas, o município não conta com nenhum tipo de fiscalização.

"Não há posto do Corpo de Bombeiros local e os brigadistas do ICMbio atendem exclusivamente a área do Parque Nacional e entorno, o que, por conseguinte, nos deixa desprovidos de qualquer núcleo de combate as queimadas urbanas e rurais", diz um trecho da ação do MPE.

De acordo com o Ministério Público, nos casos de incêndio o município de Chapada dos Guimarães tem que acionar a 11ª Companhia de Campo Verde. Nem mesmo a fiscalização dos terrenos baldios tem sido feita. "A inércia dos proprietários em promoverem a limpeza e a omissão do Poder Público Municipal de atuarem estes infratores, contribui, de forma considerável, para o aumento dos índices de queimadas urbanas que, na sua maioria, tem início nestes espaços particulares irregulares", afirmou a representante do Ministério Público.

A ação civil pública foi proposta pela 1ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Chapada dos Guimarães no dia 25 de agosto. A liminar foi concedida ao MPE no dia 09 de setembro.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colegas realizam rifa para ajudar no tratamento de câncer de servidora da Politec em MT

Amigos e colegas de profissão da papiloscopista Gabriele Polla...

Unidade de Coleta de Sinop precisa de doações de sangue O negativo

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sinop (UCT...

Hospital universitário em MT abre recrutamento para estudo de prevenção ao diabetes

O Hospital Universitário Júlio Müller está recrutando voluntários para...
PUBLICIDADE