PUBLICIDADE

Marcelândia: começa mutirão emitindo documentos para vítimas de incêndio

PUBLICIDADE

Muitos moradores de Marcelândia perderam tudo no incêndio ocorrido na semana passada. Casas, móveis, roupas e inclusive os documentos pessoais. Para solucionar o problema de emissão de documentos e devolver a identidade dessas pessoas, o Governo do Estado realiz, hoje, mais uma edição do Mutirão da Cidadania. Esta será uma edição especial, explica a superintendente de Promoção à Cidadania, da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Valéria dos Reis. "O mutirão em Marcelândia já estava no cronograma, mas conseguimos agregar mais serviços para atender a população. Vamos ter a isenção da taxa da primeira e segunda via do CPF, em parceria com banco, as certidões de nascimento local vão ser emitidas na hora, entre outros", destacou.

O atendimento já começou e a estrutura está montada na Escola Castro Alves, na Vila Esperança. Os primeiros atendimentos confirmam a grande procura pela recuperação de documentos. Como é o caso de Edina Sales, ela perdeu tudo no incêndio. "Queimaram todos, tudo até o registro de nascimento. Isso veio em boa hora, tava precisando, a gente não tem condição de pagar", informou Edina que está desempregada e morando de favor na casa de uma amiga.

Mas como a proposta do Mutirão é atender a população de um modo geral, entre aqueles que buscam atendimento nesta sexta-feira está Greice Sansão. A jovem, ainda sem adquirir a maioridade, busca fazer documentos pessoais, como CPF, RG, Carteira de Trabalho, porque já vislumbra o primeiro emprego e sabe que precisa estar documentada. "Quando precisar de algum tipo de trabalho tem que ter os documentos certinhos, senão não consegue", disse Greice.

"Vamos tentar resgatar a cidadania dessas, pelo menos na documentação para recomeçar a vida", disse a superintendente Valéria dos Reis. A estimativa é que cerca de 5 mil atendimentos sejam feitos.

Além da emissão de documentos, vão ser prestadas orientações jurídicas, serviços de saúde, como testes de glicemia e aferição da pressão arterial. Será possível também fazer a confecção de Boletins de Ocorrência na Delegacia Móvel da Polícia Judiciária Civil. Os consumidores poderão ainda esclarecer suas dúvidas com os servidores do Procon Estadual e para as famílias, vítimas do incêndio que ocorreu na cidade, será possível a participação no Projeto de Habitação ‘To Feliz".

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE