PUBLICIDADE

MT: governo do Estado promove curso para brigadista

PUBLICIDADE

Para uma melhor agilidade no combate as queimadas, o Governo do Estado, por meio das secretarias e órgãos ligadas ao meio ambiente e segurança (Casa Militar, por meio da Superintendência de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Meio Ambiente), iniciou nesta semana o "Curso de Formação de Brigadista", no município de Aripuanã.

O curso tem como objetivo capacitar pessoas, e preparar o município para ter maior agilidade e capacidade de respostas quanto ao enfrentamento às queimadas e aos incêndios florestais, que tendem a se agravar no período de estiagem.

Esta modalidade de capacitação faz parte do Plano de Ações para Prevenção às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais em Mato Grosso em 2010, cuja execução está atualmente na fase de "Situação de Alerta Vermelho", que é definida pela ocorrência de incêndios, independendo do índice de inflamabilidade. Nesta situação, as medidas de combate deverão ser adotadas imediatamente após a detecção do foco, permanecendo os órgãos executores em estado de prontidão, ou podendo entrar em estado de prontidão rigorosa, conforme a intensidade e as circunstâncias do incêndio.

O treinamento terá uma carga horária de 40 horas/aulas, distribuídas em atividades práticas e teóricas. Entre os temas abordados durante a capacitação estão a definição de incêndios florestais, efeito do fogo sobre o ecossistema, material e equipamentos, organização de pessoal, legislação ambiental, noções de socorros de urgência, técnica e tática de incêndio florestal, noções de sobrevivência e práticas no terreno.

O curso é ministrado para 21 alunos no Centro Cultural de Aripuanã, e é coordenado pelo 1º tenente BM José Neto de Lima, gerente de articulação operacional de campo da Coordenadoria de Gestão do Fogo. Conforme Neto, "as atividades inerentes à prevenção e ao combate aos incêndios florestais são bastante peculiares, uma vez que podem envolver riscos na sua execução, exigindo, portanto, uma formação adequada do pessoal a ser empregado em tais atividades."

O encerramento será no próximo dia 06 de agosto, onde os participantes receberão certificados de conclusão do curso, com conhecimentos básicos para compor uma Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

Complementando estas ações, estão em ajustes os planejamentos das medidas estruturantes que irão favorecer a aquisição de equipamentos e materiais para uso nas ações de combate e monitoramento. Como, por exemplo, a locação de veículos que irão dar maior mobilidade pelas equipes de intervenção, e também a locação de aviões de combate a incêndios que serão instalados nas bases de Cuiabá e Sinop.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE