segunda-feira, 14/julho/2025
PUBLICIDADE

Cobrança de intermediação para financiamento habitacional é ilegal, alerta Procon

PUBLICIDADE

Uma cobrança indevida está sendo praticada por imobiliárias e construtoras que fazem intermediação de financiamento habitacional, referente ao programa Minha Casa, Minha Vida. Denúncias de consumidores foram feitas à superintendência da Caixa Econômica Federal e ao Procon Mato Grosso, conforme foi discutido em reunião realizada na última quinta-feira, na sede do órgão.

A cobrança, segundo os corretores, é feita pela organização do dossiê do consumidor que é apresentado à instituição financeira. A gerente Regional da CEF, Jocilda Miranda de França, explica que a cobrança é indevida porque os correspondentes imobiliários já recebem pelo trabalho. “A Caixa paga de 0,5% a 1% por contrato para a imobiliária, que realiza o mesmo serviço dos funcionários do banco, caso o financiamento fosse feita em uma agência”, ressalta.

Em Mato Grosso, 134 correspondentes imobiliários possuem permissão para realizar o financiamento do programa do Governo Federal. “Para receber a documentação do consumidor a empresa assina um contrato de permissão com a CEF, que passa sob análise do Banco Central”, acrescenta a gerente.

O Procon Estadual irá notificar todos os correspondentes imobiliários da CEF, a fim de coibir a cobrança indevida que varia de R$ 200 a R$ 500. A superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza, afirma que o consumidor não deve ter medo de denunciar. “Caso tenha sido vítima da cobrança o consumidor deve registrar a reclamação no Procon, pois isso não irá interferir no processo de financiamento do imóvel”, declara.

Caso já tenha realizado a contratação, o consumidor deve procurar o órgão de defesa com o comprovante do pagamento. A empresa deve restituir em dobro o valor pago conforme dispõe o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio danifica residência em Mato Grosso

Uma residência de madeira teve sua edícula (área anexa)...

Identificado homem que morreu em acidente na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Vanderson Moreira de Figueiredo, 34 anos, foi identificado como...

Mulher salva criança de afogamento e desaparece em rio no Mato Grosso

Uma mulher de 36 anos desapareceu nas margens do...
PUBLICIDADE