PUBLICIDADE

Feliz Natal tem maior número de focos de queimadas, diz Sema

PUBLICIDADE

A primeira reunião do ano do Comitê de Gestão Estadual do Fogo debateu o alerta do aumento dos focos de queimadas no Estado. O monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) revela que a qualidade do ar já está prejudicada, principalmente, em municípios como Sorriso, Tapurah e Juara.  Em 2009, foram registrados 1.350 focos de calor no Estado. Este ano, só nos quatro primeiros meses, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram 1.800 focos. Feliz Natal lidera com 157, seguido de Querência com 131, Nova Ubiratã com 112 e, Cocalinho, 81.

Conforme a Defesa Civil, o trabalho de prevenção às queimadas será intensificado a partir de agora. O superintendente Agnaldo Ferreira, alertou que, se for preciso, o período proibitivo das queimadas (de julho a setembro) pode ser antecipado. “Enquanto os fatores climatológicos não estiverem de acordo, este comitê de gestão do fogo tem condições de estar propondo ao governo esta atencipação de proibição das queimadas”, disse, em entrevista à TV Centro América.

Em Sinop, a Secretaria de Meio Ambiente está buscando, junto ao governo, recursos para aquisição de três caminhões pipa. Dois para atuar no perímetro urbano e outro para a Gleba Mercedes (80 km de Sinop). Brigadistas também deverão ser treinados para atuar no combate às queimadas urbanas, mas ainda sem data definida para contratação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MPF pede aumento de multa contra Funai por descaso com indígenas em Mato Grosso

O Ministério Público Federal (MPF) enviou hoje manifestação à...

Aniversário de cidade no Nortão terá shows de João Bosco e Vinicius e Lucas Lucco

A prefeitura de Cláudia (90 quilômetros de Sinop) definiu...

CTG de Sinop ganha 11 troféus em etapa regional de festival de tradições gaúchas

O Centro de Tradições Gaúchas Estância da Amizade representou...
PUBLICIDADE