PUBLICIDADE

Tribunal de Justiça tem "déficit" de desembargadores

PUBLICIDADE

O Tribunal de Justiça tem 30 desembargadores, mas atualmente funciona com cinco a menos, com as vagas deixadas por Díocles de Figueiredo, Paulo Lessa, José Ferreira Leite, José Tadeu Cury e Mariano Travassos. Até julho, outros quatro devem se aposentar por terem completado 70 anos, o representa uma renovação de nove magistrados no TJ. A primeira vaga será aberta no dia 5 de abril, com a aposentadoria do desembargador Donato Fortunato Ojeda. Em junho se aposentam Leônidas Monteiro e Jurandir Florêncio, seguidos por Antônio Bitar, no dia 17 de julho.

Mas outros desembargadores podem antecipar a aposentadoria, impulsionados por ações do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho Nacional de Justiça, que investigam desde 2007 denúncias de venda de sentenças, nepotismo e tráfico de influências. Conforme A Gazeta divulgou nesta semana, 6 desembargadores pediram à Coordenadoria de Magistrados que faça a simulação para ver quanto receberiam de aposentadoria caso deixassem hoje o TJ.

CNJ – Os desembargadores Ferreira Leite, Tadeu Cury e Travassos foram afastados em fevereiro por decisão unânime do CNJ, sob a acusação de desvios de recursos públicos. O TJ ainda não decidiu se vai convocar eleição para preencher as vagas, ou se vai aguardar possíveis recursos. Eles tem até o dia 23 de junho para recorrer ao Supremo Tribunal Federal. Os juízes Marcelo Barros, Antônio Horácio, Irênio Lima, Marco Aurélio Reis Ferreira, Juanita Clait Duarte, Maria Cristina Simões e Graciema Caravellas também foram afastados pelo CNJ.

A vaga deixada por Díocles de Figueiredo está desocupada há 6 meses, porque o CNJ impediu a posse do juiz eleito para o cargo, Fernando Miranda Rocha, alvo de diversas sindicâncias na Corregedoria. Paulo Lessa pediu aposentadoria há uma semana, sob o argumento de que está desestimulado em relação ao Judiciário.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente envolvendo três veículos deixa um morto em rodovia de Mato Grosso 

Um motociclista, identidade não confirmada, morreu esta tarde após...

Justiça de Mato Grosso nomeia 214 aprovados em concurso

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso divulgou os...
PUBLICIDADE