PUBLICIDADE

Nortão: nova força tarefa contra desmatamento inicia em janeiro

PUBLICIDADE

Municípios da região Norte serão alvo de uma nova força tarefa, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e Força Nacional, a partir de janeiro. O objetivo, segundo Luciano Cotta, que estava a frente da chefia de Fiscalização do órgão até segunda-feira, é coibir a derrubada ilegal da floresta. Entre agosto de 2010 e julho de 2011, em Mato Grosso os desmates cresceram 30%. O avanço foi registrado depois de 2 anos com registros de reduções. Neste período, satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), constararam o desmate de 1.125 quilômetros quadrados de floresta. 

•Conheça a página de Só Notícias no Facebook

Em toda a Amazônia Legal (9 Estados), foram 6.238 quilômetros quadrados de desflorestamento, 11% a menos que no período anterior, de agosto de 2009 a julho de 2010. Conforme Cotta, ações de fiscalização já estão sendo definidas e combater desmatas será prioridade. “Nos últimos anos acompanhamos a redução no desflorestamento e acreditavamos que isso continuaria. Como constatamos que isso não ocorreu, temos que retomar o foco contra este tipo de crime”, apontou

Além do Ibama, no início do ano, a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) também intensificou as ações de fiscalização na região Norte. Várias apreensões de maquinários e madeira derrubada de forma irregular foram realizadas.

Dos 112 mil hectares de floresta derrubada, 38 mil foram embargados e os proprietários responsabilizados. “Eles respondem processos e ficam responsáveis pela preservação da área enquanto estiver embargada, o que é necessário para garantir que não seja mais devastada e se regenere”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mestrado na UFMT Sinop oferece 34 vagas

Foi publicado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Loja do artesanato de MT inaugurada mês passado arrecadou R$ 45 mil

A loja do Artesanato de Mato Grosso, realização da...
PUBLICIDADE