PUBLICIDADE

Secretaria investiga se 11 macacos morreram de febre amarela em Cuiabá

PUBLICIDADE

As secretarias estadual e municipal de Saúde investigam as mortes de 11 macacos no bairro Jardim Aquarius, na região Sul de Cuiabá. Segundo a Vigilância em Saúde do Estado, pode estar relacionada a possível ocorrência de Febre Amarela Silvestre. A doença é transmitida pelos mosquitos Haemagogus, Sabethes, podendo ser transmitida para o homem. O mesmo mosquito pode picar o macaco e transmitir a doença para o homem. O alerta do Estado é que a doença pode ter um ciclo urbano como o Aedes Aegypti, pode transmitir homem a homem. O Brasil não apresenta caso da doença, na sua forma urbana, desde 1942.

De 1992 a 2006, Mato Grosso apresentou 22 casos de Febre Amarela sendo que 13 destes casos evoluíram para óbito e 9 obtiveram a cura. Em 2007, o Estado apresentou um caso da doença no município de Juara. Em 2008, dois casos, um no município de Novo São Joaquim e um em Guarantã do Norte. Em 2009, dois casos em Feliz Natal. No ano de 2010, não houve registro, e 2011 até esta data também não há registro.

"Esses dados dizem respeito à Febre Amarela em sua forma silvestre. Mato Grosso não apresenta um caso Febre Amarela, na sua forma urbana, desde 1942", explicou Oberdan Lira.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motorista é condenado por acidente que matou motociclista no Nortão

Um motorista foi condenado por homicídio culposo e lesão...

Audiência pública discute soluções atividade garimpeira no Nortão

Na noite desta quinta-feira, foi realizada em Peixoto de...

Acusado de executar homem com 17 tiros em Lucas será levado a júri popular

Um dos suspeitos de assassinar João Rafael Fernandes, de...

Mato Grosso tem 12 mil cadastros ambientais rurais validados em um mês

Com um mês vigente, o Cadastro Ambiental Rural (CAR...
PUBLICIDADE