PUBLICIDADE

Agentes penitenciários de MT recebem capacitação para portar armas

PUBLICIDADE

Visando a modernização do Sistema Penitenciário e a valorização dos servidores, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) iniciou, hoje, a segunda edição do Curso de Operações Penitenciárias Especiais (Cope). O curso capacita e qualifica agentes penitenciários para o uso de armas e desempenho de missões especiais como escolta armada e assistência em situações de emergência como fugas, motins, incêndios, rebeliões e recaptura de foragidos.

O II Cope está sendo ministrado para 120 agentes penitenciários, sendo 108 do sexo masculino e 12 do sexo feminino. Os servidores vão atender as unidades prisionais de cinco municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Água Boa. A solenidade de abertura do II Cope foi realizada no auditório da Politec, na Capital e contou com a presença dos secretários Paulo Lessa, titular da Sejudh e Diógenes Curado, titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Paulo Lessa explicou que com a entrada em vigor da Lei Complementar n° 389/2010, a qual reestrutura a carreira dos profissionais do Sistema Penitenciário, fora criado no ano passado, o Setor de Operações Especiais (SOE), sob a iniciativa da então Secretaria de Justiça e Segurança Pública. A Sejusp na época deu andamento ao primeiro Cope, concluído em junho de 2011 pela Sejudh.

"A inovação inaugurou uma nova fase no Sistema Penitenciário, formando, habilitando e capacitando os agentes penitenciários para atribuições até então desempenhadas privativamente pela Polícia Militar. Face às novas atribuições e ao bom trabalho realizados por nossos valorosos servidores e com vistas ao ingresso gradativo dos profissionais nos estabelecimentos penais do Estado é que damos início ao II Cope", destacou Paulo Lessa.

Na avaliação de Diógenes Curado, o Sistema Penitenciário está no caminho certo em procurar sua independência e não depender de outros setores a exemplo do que ocorre hoje com a PM. "O Sistema tem relevante importância e precisa se autogerir", argumentou o secretário. Ele parabenizou Paulo Lessa pelo trabalho à frente da Sejudh e por garantir um horizonte à Pasta.

Conforme programação desenvolvida pela Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap), o II Cope se divide em duas etapas. A primeira contempla Cuiabá e Várzea Grande e será ministrada de 17 de outubro a 8 de março de 2012, para 80 agentes.

A segunda etapa será em Rondonópolis, de 31 de outubro a 14 de março de 2012, com a participação de 20 servidores de Rondonópolis, 10 de Sinop e outros 10 de Água Boa, totalizando assim as 120 vagas disponibilizadas.

Segundo o secretário adjunto de Administração Penitenciária, tenente-coronel Clarindo Alves de Castro, após a conclusão com aproveitamento do II Cope os agentes integrarão o Serviço de Operações Especiais (SOE). Ele disse ainda que de acordo com a dotação orçamentária e disponibilidade de efetivo, deverão ser ofertados posteriormente, novos cursos com vagas para os demais estabelecimentos penais do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Abertas inscrições para curso EaD gratuito de assistente administrativo em Mato Grosso

A secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação...

Mutirão para consultas de especialidades será neste sábado em Sinop

A secretaria de Saúde promove neste sábado (2), mutirão...

Sinop: motos colidem na MT-140 e três ficam feridos

A batida entre a motocicleta Honda Bros e a...

Expolucas começa nesta sexta com show de Lauana Prado; entrada gratuita

Começa nesta sexta-feira (1) as comemorações do 37º aniversário...
PUBLICIDADE