PUBLICIDADE

Absolvidos mais 5 em júri popular da chacina de Matupá

PUBLICIDADE

Após dez horas de julgamento, os jurados em Matupá (210 km de Sinop) decidiram absolver Donizete Bento dos Santos, Gerson Luiz Turcatto, Paulo Cezar Turcatto, Mauro Pereira Bueno e Airton José de Andrade, das acusações de participação no crime que ficou conhecido como “Chacina de Matupá”. Prevaleceram assim os argumentos da defesa, que não havia provas de envolvimento deles no assassinato dos assaltantes Ivacir Garcia dos Santos, 31 anos, Arci Garcia dos Santos, 28, e Osvaldo José Bachinan, 32 , ocorrido em novembro de 1990. Esta foi a segunda sessão de julgamento. Na anterior, Valdemir Pereira Bueno, -que jogou gasolina nas vítimas- foi condenado (8 anos de reclusão) e dois homens foram absolvidos.

•Siga Só Notícias no Twitter

Contra o vídeo exibido pelo Ministério Público (que pediu a absolvição de 4 pessoas), com as imagens dos assaltantes sendo torturados e queimados vivos em praça pública, os advogados sustentaram que a responsabilidade sobre a barbárie foi do Estado de Mato Grosso, por intermédio da polícia civil e militar, que entregaram os assaltantes aos populares após a negociação de rendição. Os advogados alegaram ainda que os réus são, na verdade, vítimas, que presenciaram a ação de três assaltantes que fizeram reféns uma mulher grávida e cinco crianças, informa a assessoria.

Com esse resultado, sobe para sete o número de envolvidos no crime absolvidos pelo Tribunal do Júri da Comarca de Matupá, no Nortão. Na primeira sessão de julgamento, realizada no dia 4 de outubro, após 19 horas, os jurados absolveram os réus Santo Caioni e Alcindo Mayer, que se declararam inocentes. Apenas o acusado Valdemir Pereira Bueno, que admitiu ter jogado combustível nos assaltantes, foi condenado a oito anos de reclusão em regime inicialmente fechado.

A justiça de Matupá fará mais duas etapas de julgamentos. Para o próximo dia 17, a partir das 8 horas, estão marcados os julgamentos dos réus Luiz Alberto Donin, Elo Eidt, Mario Nicolau Schorr, Faustino da Silva Rossi e Elywd Pereira da Silva. No dia 24 serão julgados Antonio Pereira Sobrinho, Roberto Konrath, Enio Carlos Lacerda e José Antônio Correia. O processo do réu Arlindo Capitani foi desmembrado sob alegação de que ele não foi intimado para o júri popular, previsto para 4 de outubro. Não há previsão para o julgamento dele.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE