PUBLICIDADE

Caminhões de transporte de combustíveis são fiscalizados em MT

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) desencadeou uma nova operação de fiscalização no segmento de combustíveis, desta vez sobre os transportadores do produto. Em torno de 60 caminhões foram parados e vistoriados hoje. A ação fiscal foi realizada na Unidade de Controle Aduaneiro Flávio Gomes, localizado na BR-364, acesso Sul de Cuiabá. Das 06h30 às 17h, os caminhões que atuam neste segmento foram orientados a parar na unidade e a documentação da carga foi analisada.

"Estamos fazendo um trabalho preventivo no segmento de combustíveis. Já realizamos operações nos postos de revenda do produto, fomos nas distribuidoras e realizamos o trancamento de estoque. Agora estamos conferindo como está o comportamento do transportador. Felizmente não foi detectada nenhuma irregularidade nesta operação, o que demonstra que o controle eletrônico do Fisco e presencial nos postos fiscais de entrada no Estado está surtindo resultado", comentou o superintendente de Fiscalização da Sefaz, Último Almeida.

A ação fiscal não esteve focada exclusivamente na unidade do Flávio Gomes. Os caminhões vistoriados receberam lacres da Sefaz que para poderem ser retirados e o caminhão, efetivamente fazer o descarregamento na distribuidora, precisa estar acompanhado por técnicos do Fisco. Entre as irregularidades que já foram comuns no passado, mas que atualmente não fazem parte da rotina da fiscalização, destaca-se o transporte de produto em desacordo com a nota fiscal.

O superintendente explicou que esse tipo de fiscalização torna mais difícil que empresas do segmento trafeguem com caminhões cheios de gasolina, enquanto a nota fiscal apresentada acoberta uma operação de etanol ou mesmo diesel. "A diferença na alíquota entre os produtos seria o motivo para este tipo de ação", completa Último Almeida.

Ao longo desta semana, seis equipes do Fisco percorreram 32 distribuidoras da região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande, a fim de coibir fraudes na comercialização de combustíveis e na procedência do produto. A fiscalização nas distribuidoras aferiu a qualidade do combustível estocado e distribuído aos postos, realizou o trancamento do produto e o cruzamento de informações junto ao banco de dados da Sefaz. A análise total dos dados deve ser concluída na próxima sexta-feira (14.10).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...
PUBLICIDADE