PUBLICIDADE

Técnicos do governo planejam ações da Agecopa para os próximos anos

PUBLICIDADE

Começou, hoje pela manhã, a Oficina de Elaboração do PPA 2012-2015 na Agência Executora dos Projetos da Copa do Pantanal 2014 (Agecopa). Técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) e representantes da Associação Brasileira de Orçamento (Abop) coordenam os grupos na formulação dos programas e ações para os próximos quatro anos.

As oficinas de elaboração do PPA 2012-2015 são realizadas em todas as secretarias do Governo. De acordo com o coordenador do PPA 2012-2015, Nilson Antonio Batista, o objetivo das oficinas "é garantir a construção de um plano mais estratégico, com maior flexibilidade na execução, menos necessidade de alterações orçamentárias e melhor comunicação de resultados com a sociedade", destacou Nilson.

O coordenador ressaltou que o PPA é um dos instrumentos de planejamento e terá como base o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso – MT+20. Sua estrutura compõe-se de mensagem do governador, do diagnóstico da situação sócioeconômica e ambiental do Estado; do cenário fiscal para quatro anos, os objetivos estratégicos do Governo e as estratégias priorizadas do MT+20.

Nilson Batista lembrou ainda que as oficinas servem para alinhar as propostas com as orientações estratégicas do governo Silval Barbosa, as orientações setoriais e também a necessidade de apresentar os projetos prioritários para o Governo. "Após as oficinas e a validação das propostas de toda as áreas, a Seplan irá encaminhar o documento ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condes), para a deliberação, aprovação e alocação dos recursos de forma prioritária.

A portaria nº 05 de 28 de abril de 2011 criou 12 grupos temáticos sob coordenação de técnicos da Seplan e de outros órgãos de Estado. Assim, a Secretaria tomou a iniciativa de formar uma rede compondo-a por representantes da Seplan e de outros órgãos de Governo para fazer a coordenação dos trabalhos do PPA.

Segundo o coordenador do PPA 2012-2015, "esse é um momento muito importante para o planejamento, pois é o momento de apontar os principais problemas, suas causas e apontar soluções. De outro lado, é também o momento de planejar e aproveitar as oportunidades que os projetos da Copa 2014 estão apontando para Mato Grosso", explicou.

"Partimos dos objetivos estratégicos do Governo que foram recortados no Plano de Longo Prazo (MT+20) e das orientações estratégicas setoriais dos secretários de Estado", disse Nilson, lembrando que as discussões sobre as prioridades estão acontecendo em todos os órgãos, secretárias, entidades da Administração Pública Estadual e serão a base da composição do PPA 2012-2015.

A coordenadora de Planejamento da Agecopa, Roberta de Castro Pinto Penna, disse que a intenção é diminuir o número de programas, que hoje somam sete, e fortalecer os programas prioritários. "Muitos programas possuem ações similares e nosso objetivo é ter apenas um programa consistente e que esteja em consonância com as reais necessidades para a realização da Copa do Pantanal 2014, garantindo assim o fortalecimento da marca do programa", completou a coordenadora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE