PUBLICIDADE

Alta Floresta realiza audiência pública sobre queimadas amanhã

PUBLICIDADE

Será realizada nesta terça-feira, na comarca de Alta Floresta, a oitava audiência pública do programa Mato Grosso Unido Contra as Queimadas, que objetiva coibir as queimadas urbanas e rurais no Estado de Mato Grosso. A reunião será realizada às 19h, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e será dirigida pelo juiz diretor da comarca, Cleber Luis Zeferino de Paula, juntamente com o promotor de Justiça Marcelo Vachiano.

A cidade por muito tempo sofreu com os problemas de queimada por estar localizada no extremo norte do Estado, região tradicionalmente conhecida pela maior quantidade de focos de queimadas. Entretanto, há pelo menos cinco anos são realizados trabalhos constantes de conscientização com a sociedade local, o que resultou em uma diminuição significativa dos ateamentos de fogo em vegetação seca, no lixo e também nos pastos.

"Já é possível perceber o resultado das ações de conscientização. No ano passado nós já percebemos uma grande melhora na qualidade do ar nessa época de extrema seca, pois não havia tanta fumaça", explicou o magistrado. Para a realização da audiência são aguardados pelo menos 300 participantes. Também são esperados universitários e estudantes secundaristas de três escolas, além de representantes da sociedade local.

O programa Mato Grosso Unido Contra as Queimadas é uma parceria entre os Poderes Judiciário e Executivo, a Promotoria de Justiça, a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Corpo de Bombeiros, e teve início em 4 de maio com a primeira audiência pública, realizada em Cuiabá.

Além da Capital, Rondonópolis (212km a sul), Sinop (500km a norte), Tangará da Serra (239km a médio-norte), Juara (709km a médio norte), Juína (735km a noroeste) e Aripuanã (1.002km a noroeste) também já participaram do evento. As próximas cidades a realizar audiências públicas serão Guarantã do Norte (8 de junho), São Félix do Araguaia (14 de junho), Canarana (16 de junho) e Cáceres (21 de junho).

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 90 câmeras do Vigia Mais MT começam a ser instaladas em Colíder

A prefeitura instalou, ontem, a primeira de 95 câmeras...

Trabalhador que morreu atropelado por caminhão é sepultado no Nortão

O Corpo de Marcos Antônio Ramos Silva, de 23...

Lucas do Rio Verde libera vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe (Influenza) está disponível para...

Governo lança plano safra de R$ 516,2 bilhões para agronegócio

O governo federal lançou hoje o Plano Safra 2025/2026,...
PUBLICIDADE