PUBLICIDADE

Órgãos apresentarão plano para desocupar terra indígena em MT

PUBLICIDADE

A responsável pela 6ª câmara de coordenação e revisão do Ministério Público Federal, Deborah Duprat, se reuniu com representantes do Ibama, Funai, Incra, Polícia Federal, Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e Câmara dos Deputados para tratar da desocupação, por parte dos não-índios, da terra indígena Marãiwatsede, em Mato Grosso.

Ficou decidido, entre os participantes da reunião, que será projetado plano de desintrusão da área indígena, a ser apresentado em julho ao Judiciário, segundo previsão dos órgãos envolvidos.

A reunião foi realizada por solicitação da procuradora da República Marcia Brandão Zollinger, de Mato Grosso, responsável pelo pedido de execução de sentença, ainda não apreciado, para que a Justiça Federal no Estado intime esses ocupantes não-índios.

O pedido da procuradora da República baseia-se na decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de outubro de 2010. Na ocasião, o TRF negou provimento ao recurso contra a decisão de primeira instância da Justiça Federal em Mato Grosso que determinou, em 2007, a saída de todos os ocupantes não-índios da área.

Os participantes da reunião ressaltaram o objetivo de atuar no caso de forma coordenada e de apresentar ao Judiciário um plano integral, ainda que a execução irá dar-se de forma escalonada. Além disso, eles defendem a retirada dos fazendeiros, em primeiro lugar, e que a atual ocupação da área por clientes da reforma agrária, que são minoria na região, não seja usada como massa de manobra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE