PUBLICIDADE

Problemas familiares são conflitos mais comuns enfrentados pelo cidadão,diz Ipea

PUBLICIDADE

Problemas de família, nas relações de trabalho e entre vizinhos são os três conflitos mais comuns enfrentados pelo brasileiro. Juntos, os três itens respondem por 52% entre os 13 problemas mais graves indicados por cidadãos na segunda parte de um estudo sobre a percepção da Justiça, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os problemas de família lideram as queixas, com 24,86%.

A pesquisa também mostra que os brasileiros não gostam de levar todos os conflitos para a Justiça, mesmo os que ocorrem com frequência. O quesito "problemas com empresas com as quais fez negócio", que ocupa o sexto lugar entre os conflitos mais comuns, é aquele em que os brasileiros menos gostam de acionar a Justiça.

Outros problemas comuns em que há pouca disposição para a recorrer à Justiça envolvem a cobrança de impostos, questões de vizinhança e conflitos com pessoas com as quais se fez negócio. O único caso em que o brasileiro se mostra bastante disposto a acionar a Justiça são os problemas com crime e violência.

O autor da pesquisa, Fábio de Sá e Silva, sugere que a educação em direitos é uma medida necessária para ampliar a consciência de violação em casos como de relações de trabalho ou contratos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Van de dupla sertaneja pega fogo em rodovia de Mato Grosso

A van onde estava a dupla sertaneja Jorge e...

Sorrisense acerta 4 números na Quina e ganha prêmio

Apostador de Sorriso acertou, ontem à noite, quatro das...
PUBLICIDADE