PUBLICIDADE

Sema reúne prefeitos para primeira reunião do ano da Operação Arco Verde

PUBLICIDADE

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) que faz parte do Comitê Gestor Nacional da Operação Arco Verde Terra Legal, realiza nesta sexta-feira, em Cuiabá, a primeira reunião com representantes do Ministério do Meio Ambiente e prefeitos dos municípios inseridos na Operação Arco Verde. Vinte prefeitos e representantes devem comparecer ao Auditório da Sema para as discussões relacionadas a agenda de compromissos da Operação e a implementação de ações visando o fortalecimento das cadeias produtivas no Estado.

O evento terá dois momentos diferentes. Na parte da manhã será realizada uma reunião da Comissão Executiva do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) com a comissão do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimada de Mato Grosso (PPCDQ-MT). Nessa reunião serão apresentados os dados de desmatamento do Deter (Inpe) para o Estado e serão definidas ainda as estratégias de atuação para 2011, entre outros. À tarde, o assunto será tratado detalhadamente com os prefeitos e representantes dos municípios.

Em 2009, o Governo Federal deu início a Operação Arco Verde, idealizada no âmbito do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm). A OAV foi criada para planejar e desenvolver políticas públicas e ações econômicas de forma integrada, fazendo a ocupação racional do território e o uso sustentável dos recursos naturais em 43 municípios responsáveis por 55% do desmatamento na Amazônia.

Ao longo dos últimos anos uma série de ações foram implementadas e realizadas reuniões institucionais com a presença de representantes das três esferas de governo, o que resultou na elaboração de uma Agenda de Compromissos para cada um desses municípios. A Agenda é a sistematização das ações de competência do Governo Federal e dos governos estaduais e municipais, compromissos firmados para a redução do desmatamento.

Para os representantes do governo e os membros do Comitê Gestor Nacional da Operação Arco Verde a continuidade da atuação integrada entre as três esferas de governo, junto com a participação efetiva da sociedade, tanto por parte dos diversos grupos de produtores que atuam no bioma Amazônia, como também da importante colaboração das organizações sociais, será a garantia da mudança tão almejada.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após colidir com poste em rodovia de Lucas do Rio Verde

Um motociclista morreu após colidir com um poste na...

Ministério Público denuncia ex que matou operadora de caixa em Sorriso

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso denunciou...

Forças de segurança deflagram operação Abafa Amazônia para combate a incêndios em MT

Uma operação integrada entre órgãos de segurança pública e...
PUBLICIDADE