PUBLICIDADE

Ministério declara estado de emergência ambiental em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Ministério do Meio Ambiente declarou estado de emergência ambiental em 18 estados, dentre eles Mato Grosso. A medida foi necessária devido a chegada do período de seca do ano quando devem ocorrer grandes focos de queimadas e incêndios florestais. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pela ministra Izabela Teixeira.

De acordo com o documento, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Tocantins terão o estado de emergência entre os meses de março a outubro deste ano. A porção norte da Bahia, sul do Maranhão e sul do Pará, Minas Gerais, Rondônia e Acre, o período emergencial acontecerá entre os meses de abril a novembro deste ano.

Já os estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Piauí, entre os meses de maio a dezembro deste ano. O Amapá, sul da Bahia, norte do Maranhão e norte do Pará, entre os meses de junho deste ano a janeiro de 2012. E Roraima, entre agosto deste ano a abril de 2012.

Ainda segundo o documento, esta medida visa é uma das recomendações do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA). Com isso, o Ministério também poderá abrir contratação temporária de brigadistas por até seis meses para o atendimento de emergências ambientais relacionadas a incêndios florestais e queimadas. Além de autorizar o Ibama a contratar até 2.520 brigadistas para atendimento de emergências ambientais, desde que haja orçamento para isso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio danifica residência em Mato Grosso

Uma residência de madeira teve sua edícula (área anexa)...

Identificado homem que morreu em acidente na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Vanderson Moreira de Figueiredo, 34 anos, foi identificado como...

Mulher salva criança de afogamento e desaparece em rio no Mato Grosso

Uma mulher de 36 anos desapareceu nas margens do...
PUBLICIDADE