O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) referendou parecer técnico que libera a Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Turismo (Sedtur) para implantar o teleférico em Chapada dos Guimarães. A obra estava suspensa desde julho de 2009 por decisão da Justiça. A obra já está licitada e a empresa contratada deve iniciar os trabalhos em alguns dias. A construção do teleférico está orçada em R$ 5,9 milhões.
A obra foi embargada devido a uma ação protocolada pelo Ministério Público Estadual à Justiça. Na ação, o órgão afirmou que o governo havia feito a licitação e contratação da empresa sem o devido estudo de impacto ambiental. O promotor Jaime Romaquelli afirmou que o teleférico estaria dentro de uma área de proteção permanente do Parque de Chapada.
O projeto do teleférico foi ideia do ex-secretário de Estado de Turismo e atual o diretor da Agência de Execução das Obras da Copa do Mundo (Agecopa), Yuri Bastos. A atual secretária da pasta, deputada licenciada Teté Bezerra, é quem ficará responsável por dar prosseguimento ao projeto.