PUBLICIDADE

Juiz de Sinop ouve americanos para decidir culpados por queda de boeing

PUBLICIDADE

O juiz federal em Sinop, Murilo Mendes ouviu, esta tarde, em Brasília, durante 7 horas, o depoimento do piloto norte-americano Jan Paul Paladino. Foi a primeria vez que ele se pronunciou desde que houve o acidente com o jato Legacy, que ele pilotava e o Boeing da Gol, em setembro de 2006, que caiu em uma mata, na região de Peixoto de Azevedo, no Nortão, deixando 154 mortos. O piloto Joseph Lepore, que estava com Paladino, deve ser ouvido, também por videoconferência, nesta quinta-feira (31).  No processo, os dois respondem pelos crimes de omissão e negligência.

O juiz Murilo Mendes garantiu que o processo sobre o acidente não vai prescrever em junho deste ano, sem julgamento. “Este é o último ato antes da sentença e isso não vai passar o mês de abril”, declarou.

Ainda de acordo com o juiz, os réus terão prazo para se pronunciar sobre o caso antes da sentença. “Concluindo o interrogatório, o juizado abre prazo de três a cinco dias para as partes fazerem as considerações finais antes da sentença, o que deve levar um total de 15 dias”, disse.

O G1 informa que, de acordo com a assessoria da Justiça Federal do Distrito Federal, o depoimento começou com perguntas do juiz sobre o funcionamento da aeronave e os procedimentos de segurança adequados. O piloto explicou que, no Brasil, são adotados procedimentos de segurança internacionais. Foi perguntado também sobre a história dele na aviação. O piloto disse que foi o primeiro voo dele em um jato Legacy. Ele também falou sobre o transponder e equipamentos similares, dizendo que não notou nenhuma falha durante o voo. Paladino falou sobre o contato com os controladores de voo no país e outros procedimentos internos. Também afirmou que, em determinados momentos, teve dificuldade de contato e, em outros, não.

Após o Legacy atingir o Boeing que caiu em uma floresta, Paladino e Lepore pousaram o jato Legacy na Base Aérea do Cachimbo (PA), cerca de 350 km de onde houve o acidente. Eles ficaram alguns dias no Brasil, em um hotel, e depois voltaram para os Estados Unidos.

 

Leia ainda
Pilotos americanos depõem para juiz de Sinop sobre queda de boeing

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Filho de delegado de Sinop morre em grave acidente no Paraná

Gabriel Pacheco, de 19 anos, morreu, ontem à noite,...

Incêndio atinge quitinete em Sinop e homem é resgatado

A equipe do Corpo de Bombeiros de Sinop resgatou...

Empresas de Sorriso divulgam mais de 100 vagas de empregos para técnicos, instrutores e outros setores

Empresas e indústrias em Sorriso divulgaram 104 novas oportunidades...

Sinop: pesquisadores desenvolvem tecnologia sustentável para produção de mudas florestais

Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus...
PUBLICIDADE