sexta-feira, 11/julho/2025
PUBLICIDADE

Sema divulga dados da qualidade da água dos rios de Mato Grosso

PUBLICIDADE

As Superintendências de Recursos Hídricos (SURH) e de Monitoramento de Indicadores Ambientais (SMIA) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), promove nesta terça-feira, no auditório Pantanal, o I Ciclo de Palestras em comemoração ao Dia Mundial da Água. Além de palestras abordando temas relacionados à água, durante o evento serão lançados os relatórios de monitoramento ambiental. O evento tem como objetivo mostrar a situação atual dos recursos hídricos em nosso Estado, sua variação no tempo e no espaço e identificar as possíveis causas e soluções relacionadas à qualidade ambiental e das nossas águas.

Em todo o planeta, neste dia, são avaliados os esforços que estão sendo desprendidos no sentido de acompanhar as alterações que ocorrem na qualidade e quantidade da água, buscando realizar uma gestão eficiente dos recursos hídricos, para que possa ser assegurada a sua disponibilidade para as atuais e futuras gerações.

Em Mato Grosso, conhecido como "Estado das Águas", existem três grandes regiões hidrográficas: as bacias do Paraguai, Amazônica e Tocantins-Araguaia. O conhecimento da qualidade da água superficial e subterrânea é fundamental para que os técnicos possam acompanhar as tendências de degradação da sua qualidade nas bacias hidrográficas e, a partir desse acompanhamento, possam ser definidas e implementadas políticas públicas que assegurem a sua disponibilidade a todos os usuários.

Pela primeira vez a Sema disponibilizará dados da qualidade da água dos principais rios localizados nas três regiões hidrográficas existentes no Estado. Os dados relativos ao período de 2007 a 2009 trazem informações dos rios Cuiabá, Paraguai, São Lourenço, das Mortes, das Garças, Araguaia, Teles Pires, Juruena, Arinos e dos Peixes.

"Esses rios possuem uma importante representatividade em relação ao uso e ocupação do solo, utilização da água pela população (abastecimento, irrigação e ecoturismo)", explicou o gerente de Laboratório da SMIA, Sérgio Batista de Figueiredo.

Em relação aos dados de balneabilidade (um apanhado de 2008 a 2010) um fato chamou a atenção dos técnicos da Sema. "Alguns rios do estado já começam a apresentar índices de criticidade em relação à qualidade da água, como os rios São Lourenço e Vermelho, na bacia hidrográfica do Paraguai", explicou o gerente.

Para Sergio Batista de Figueiredo, essas informações, que estarão disponíveis no site da Sema (www.sema.mt.gov.br), a partir desta terça-feira, "são importantes para não só para subsidiar a gestão ambiental, mas também para embasamento de estudos, projetos de recuperação ambiental e de recursos hídricos, entre outros".

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE