PUBLICIDADE

Juizados Especiais e OAB se unem para resolver problemas no estado

PUBLICIDADE

A desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, coordenadora dos Juizados Especiais de Mato Grosso, confirmou a reunião a ser realizada na sede da OAB de Mato Grosso, com os membros da Comissão dos Juizados Especiais, para debater problemas e buscar soluções para os Juizados Especiais do Estado.
 
A OAB requereu ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rubens de Oliveira, ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal, bem como à desembargadora Maria Helena, a prioridade na solução dos problemas dos Juizados Especiais, que foram criados como uma justiça mais acessível e para atender à população desprovida de recursos financeiros, e que atualmente encontra-se com a estrutura deficiente.
 
A desembargadora Maria Helena destacou que cabe à OAB, por força da Lei Federal nº 8.906/94, como instituição que representa os advogados mato-grossenses, participar dos debates e contribuir para a solução dos problemas.  No seu pronunciamento de posse o presidente do TJMT salientou que a participação da Ordem será fundamental nesta gestão do Poder Judiciário, ratificando a manifestação do presidente da ordem, Cláudio Stábile Ribeiro na mesma cerimônia.
 
Cláudio Stábile ressaltou na posse, à nova Diretoria do Poder Judiciário, a preocupação e a constante luta da Seccional, por meio da Comissão de Juizados Especiais, da necessidade de atenção especial e urgente junto à Primeira Instância, pugnando por mais juízes, mais estrutura e organização; e, inclusive buscou a união de esforços dos Poderes Legislativo e Executivo, no sentido de apoiarem ações em favor dos cidadãos atendidos nas unidades judiciais de todo o Estado.
 
O presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, foi presidente da instituição por duas gestões, assim como a desembargador Maria Helena Póvoas, tendo ingressado nos quadros do Poder Judiciário por meio do Quinto Constitucional da Ordem. Já o desembargador Márcio Vidal é juiz de carreira e filho de um dos mais ilustres desembargadores do quinto pela OAB, José Vidal.

No início deste mês a Comissão dos Juizados Especiais da ordem, presidida pela presidente da comissão, a advogada Juliana Gimenes de Freitas Errante, propôs ao TJMT uma força tarefa para melhorar o andamento dos processos judiciais que tramitam nos juizados de Cuiabá.
 
A mesma Comissão, na gestão anterior do Poder Judiciário, enviou à Corregedoria-Geral diversos ofícios e participou de reuniões para apresentar problemas e propor sugestões para a efetivação dos serviços junto aos Juizados Especiais. Uma das conquistas a ser destacada foi a providência conquistada por duas vezes para que o cidadão possa escolher se deseja entrar com ações contra instituições bancárias nos Juizados Especiais ou nas Varas de Direito Bancário, o que não estava sendo respeitado por alguns magistrados.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE