terça-feira, 1/julho/2025
PUBLICIDADE

Índios estão bloqueando BR-163 no Nortão

PUBLICIDADE

Começou, por volta do meio-dia, o protesto de índios Terena interrompendo o tráfego na BR-163 a cerca de 20 km de Itaúba (90 km de Sinop). O bloqueio é por tempo indeterminado. Carretas, caminhões, ônibus, veículos e motos não estão passando. Cerca de 100 manifestantes estão no local onde colocaram troncos de árvores e pneus na pista. A 163 é a principal rodovia que liga o Nortão a Cuiabá.

A Polícia Rodoviária Federal, do posto em Itaúba, está acompanhando o caso e informou ao Só Notícias que orienta os motoristas a pegarem um caminho alternativo, passando por Marcelândia, Vera, Feliz Natal, Claudia chegando (ou saindo) a Sinop. O que aumenta o percurso em 220Km, Sendo que 140Km são de estrada de terra.

Os indígenas querem a criação de uma coordenação técnica local que preste assistência para a tribo. A coordenação técnica mais próxima das terras deles é da Funai em Colíder – distância superior a 250 km. Os indígenas que estão protestando vivem na reserva Terena do Iriri, localizada no município de Matupá.

Eles querem audiência com a presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio) para obter a garantia da criação deste núcleo.

(Atualizada às 14:12h)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aberta consulta pública para edital de incentivo à cultura em Sinop

A secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Sinop...

Bombeiros resgatam filhote de gambá encontrado em residência no Nortão

Militares do Corpo de Bombeiros realizaram o resgate de...

Dois morrem em colisão entre caminhonete e carro no Nortão; veículos pegaram fogo

Duas pessoas, ainda não identificadas, morreram em um acidente...
PUBLICIDADE