PUBLICIDADE

Tarifas em aeroportos ficam mais cara a partir de hoje

PUBLICIDADE

As tarifas dos aeroportos vão ficar mais caras a partir de hoje. É que nesta segunda-feira passa a vigorar a portaria de número 174 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e que estabeleceu os tetos das tarifas aeroportuárias de embarque, pouso e permanência e dos preços unificado e de permanência e as metas de eficiência a serem observadas pelos aeroportos. Nos aeroportos das categorias 1 e 2 as tarifas ficaram 5,25% maiores. Para as categorias 3 e 4, o crescimento será de 16%.                            

Desde janeiro, as tarifas passaram a ser reguladas por critérios técnicos. Segundo a Anac, os reajustes nos valores visam melhorar a eficiência do setor e a qualidade dos serviços. O governo aponta que os administradores dos aeroportos – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ou os governos estaduais e municipais – terão papel fundamental na concessão dos reajustes. Isto porque eles serão concedidos a partir do desempenho destes administradores.

Até hoje, não havia uma norma específica para o tema e os reajustes eram concedidos de forma única para todos os aeroportos, sem um critério pré-definido, após pedido do administrador e análise do órgão regulador, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil.

Na resolução aprovada em 25 de janeiro, a agência estabeleceu o modelo de regulação, em que serão definidos valores teto para as tarifas, com reajustes anuais, além de uma revisão a cada cinco anos quando serão novamente calculadas as metas dos aeroportos. O reajuste anual será efetuado pelo índice de inflação IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE, deflacionado por um Fator-X de produtividade esperada do setor.

Conforme informou a Anac, a partir de 2013, os valores das tarifas serão estabelecidos mediante compromissos que implicam em aumento da eficiência e melhoria da qualidade dos serviços dos aeroportos. Os ajustes dependerão dos resultados alcançados. Após a revisão em 2013, as metas serão reavaliadas em 2018, 2023 e assim sucessivamente.

Recentemente, a Anac publicou uma portaria classificando todos os 168 aeroportos brasileiros para fins de cobrança das tarifas aeroportuárias de acordo com a categoria em que estão enquadrados. De Mato Grosso, constam na lista os aeroportos de Várzea Grande (Marechal Rondon), Sinop (João Figueiredo) e Alta Floresta. O primeiro pertence à categoria segunda e, os dois últimos, à terceira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...
PUBLICIDADE