quinta-feira, 10/julho/2025
PUBLICIDADE

Famílias mantém bloqueada BR-158 contra despejo de área indígena

PUBLICIDADE

Posseiros e famílias inteiras estão bloqueando o trecho na BR-158, no Posto da Mata, em Alto Boa Vista, esta manhã, reivindicando o direito de ficarem na Terra Indígena Marãiwatséde. Eles chegaram a impedir a passagem de ônibus com soldados do Exército que se dirigiam ao local para cumprir a decisão judicial e retirar as pessoas da área. A Polícia Rodoviária Federal tenta negociar a liberação. O clima é tenso.

Conforme decisão da justiça, a retirada das famílias que ainda não saíram da região pertencente aos índios, deve acontecer amanhã.

Porém, moradores reclamam que muitos não foram notificados da decisão e que estão sofrendo humilhações e intimidações por parte do governo. Empilhadeiras e tratores já estão há dias no local. Os não-índios dizem que irão resistir e que o clima é tenso na região. Exército, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF) se encontram no local.

A área abrange os municípios de Alto Boa Vista (1.059 km a nordeste de Cuiabá), Bom Jesus do Araguaia (983 km da capital) e São Félix do Araguaia (1.200 km) e abriga aproximadamente 7 mil pessoas, conforme a Associação dos Produtores Rurais da Área Suiá-Missú (Aprosum). O local vem sendo disputado por indígenas e não-indígenas que vivem na região há pelo menos 30 anos.

Eles mantêm a esperança de que o Supremo Tribunal Federal (STF) os deixam permanecer na área. Em outubro o órgão suspendeu liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF) que permitia a permanência dos posseiros.

Conforme assessoria da Polícia Federal em Mato Grosso, uma reunião foi realizada ontem no Ministério Público Federal do Estado (MPF), porém, até a postagem desta matéria, não conseguimos contato com a assessoria do órgão.

(Atualizada às 15:54h)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Audiência pública discute melhorias no sistema penitenciário em Mato Grosso

A audiência pública para apresentação de propostas que irão...

Criança é baleada em Sinop; padrasto e mãe detidos

Uma criança de dez anos foi atingida por um...

Concluídas obras de restauração de praça em Nobres; R$ 7,8 milhões

O governo de Mato Grosso informou que concluiu as...
PUBLICIDADE