PUBLICIDADE

Nortão: Funai confirma que corpo de índio foi localizado onde houve conflito com polícia

PUBLICIDADE

O coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Alta Floresta, Clóvis Gomes, confirmou há instantes, ao Só Notícias, que o corpo do índio da etnia Mundurukú foi localizado, esta manhã, pelos próprios indígenas. Ele tem cerca de 30 anos e estava desaparecido, desde ontem de manhã, quando houve confronto entre indígenas e policiais federais – da Operação Eldorado- que foram à aldeia para apreender ou impedir funcionamento de uma balsa que fazia extração ilegal de ouro. Clovis disse que o corpo estava no rio Teles Pires e poderá ser transferido para o Instituto Médico Legal. A necropsia vai apontar se a morte dele foi por afogamento -já que estaria no rio no momento do confronto- ou se ele foi baleado.

Quatro policiais que foram à aldeia acabaram sendo feridos a flechadas, foram medicados e estão fora de perigo. Dois índios foram baleados, receberam primeiros socorros em Alta Floresta e foram transferidos para Pronto Socorro em Cuiabá.

Conforme Só Notícias já informou, 17 índios foram detidos e levados, de ônibus para a delegacia da Polícia Federal em Sinop, onde prestaramm depoimentos. A assessoria não informou quantos podem ser indiciados e se algum ficou preso.

A reação dos índios teria ocorrido porque há suspeitas que ganhariam dinheiro de envolvidos na extração ilegal de ouro na área indígena.

A PF prendeu, esta semana, em Mato Grosso e outros Estados, ao menos 16 pessoas envolvidas em extração ilegal de ouro cujo esquema pode ter movimentado cerca de R$ 150 milhões. Algumas prisões foram em Cuiabá de acusados de comprar ouro retirado ilegalmente.

(Atualizada às 16:13h)

Leia ainda
Policiais feridos passam bem, 2 índios internados e 17 depõem hoje em Sinop
Nortão: 4 policiais federais feridos com flechadas e 2 índios baleados em conflito

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE