PUBLICIDADE

Queimadas aumentam 117% em MT e proibição encerra neste mês

PUBLICIDADE

O período de proibição de queimadas encerrará na próxima segunda-feira (15) e, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro até a última sexta-feira (5) foram registrados 149,1 mil focos de calor, aumento de 117,8% na quantidade em relação ao mesmo período do ano passado (68,4 mil).

A análise é feita a partir dos registros de todos os satélites do instituto (aproximadamente 20). Feliz Natal lidera a relação, com 8,7 mil focos de calor identificados. Paranatinga (7,1 mil) e Colniza (5,9 mil) aparecem em seguida. No mesmo período do ano passado, os “destaques” eram Marcelândia, Nova Ubiratã e Querência, segundo o levantamento.

Ainda segundo os dados do Inpe, desde o início do período proibitivo, em 15 de julho, até a última sexta, foram identificados 125,2 mil focos.

A proibição, que terminaria em setembro mas acabou prorrogada, é determinada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e faz parte do Plano Estadual de Controle do Desmatamento e Queimadas em Mato Grosso, cujo objetivo é fortalecer as ações de prevenção, preparação, resposta rápida e responsabilização em relação às queimadas ilegais e incêndios florestais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Briga de casal termina com princípio de incêndio em imóvel de Sorriso

As chamas danificaram um dos quartos numa residência de...

Prêmio de R$ 27 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.945 da Mega-Sena serão...

Moradores são surpreendidos ao encontrar tamanduá em imóvel no Nortão; animal resgatado

O tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), também conhecido como tamanduá-de-colete, foi...

Motociclista morre ao colidir com poste em rodovia de Mato Grosso

O acidente de trânsito com uma Honda Bros branca...
PUBLICIDADE