PUBLICIDADE

Tribunal cede programa de transparência à associação de magistrados

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas de Mato Grosso assinou termo de cessão com a Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) que disponibiliza o software do Portal Transparência e o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). A ferramenta poderá ser utilizada pelos tribunais de contas que ainda não possuem o serviço em atendimento a Lei de Acesso a Informação (12527/2011), vigente desde 16 de maio de 2012. O convênio foi assinado na tarde desta segunda-feira entre o presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli e o presidente da Atricon, conselheiro Antônio Joaquim.

O TCE-MT é um dos primeiros do país a ter o Portal Transparência, existente desde 2007. Em junho deste ano foi instalado o SIC online, que oferece transparência aos cidadãos e ao mesmo tempo serve de modelo aos órgãos fiscalizados no cumprimento da Lei de Acesso à Informação. A tecnologia e o suporte estrutural do SIC vem sendo disponibilizado para todos órgãos fiscalizados, como forma de ampliar as ferramentas de publicidade aos atos de gestão.

O interessado não precisa vir até o órgão para solicitar informações, é possível fazer isso online no Portal do TCE-MT. "Com esse serviço, o TCE de Mato Grosso atende 100% da Lei de Acesso à Informação. A pedido da Atricon estamos disponibilizando os softwares para a associação, que irá garantir que todos os TCE´s possam fazer a lição de casa. É uma honra para nós do TCE de Mato Grosso prestar esse serviço para a melhoria do controle externo e para a Nação como um todo", disse Novelli.

Antonio Joaquim lembrou que alguns tribunais de contas já possuem serviços semelhantes mas "o trabalho realizado pelo TCE-MT é de alta qualidade e fácil de ser utilizado pelo cidadão por isso estaremos oferecendo a todos os tribunais que nos solicitarem o software do Portal Transparência e do SIC". O presidente da Atricon aproveitou a oportunidade para agradecer o presidente Novelli pelo apoio ao fortalecimento institucional da Atricon. Desde o início do ano o TCE-MT vem colaborando com a elaboração do Planejamento Estratégico da entidade.

Ainda estiveram presentes na assinatura de convênio com a Atricon, os conselheiros: Valter Albano e Waldir Julio Teis; os conselheiros substitutos, Luiz Henrique Lima, Moisés Maciel, Isaías Lopes da Cunha, o procurador Geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar e o procurador William de Almeida Brito Junior, o assessor de Apoio as Unidades Gestoras, Irapuan Noce Brazil e o chefe de gabinete, Marco Aurélio Queiroz de Souza. Também acompanharam a reunião: a secretária de Articulação Institucional, Cassyra Vuolo e Olavo Lage Filho, da Assessoria Especial de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sete vítimas de acidente com ônibus em Mato Grosso recebem alta hospitalar

Sete vítimas do grave acidente de trânsito registrado na...

Sinfra libera parcialmente tráfego de rodovia Cuiabá-Chapada após deslizamento na pista

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou...
PUBLICIDADE