PUBLICIDADE

Projeto Hidrovia Já será lançado durante simpósio em Sinop

PUBLICIDADE

O projeto Hidrovia Já, idealizado pela Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) e pelo Sindicato Rural, será lançado hoje, durante o “Simpósio Hidrovias do Norte de Mato Grosso”. Entidades como a Acrinorte, Rotary Clube, Lions Clube, AENOR, OAB, entre outras, também estão mobilizadas para pressionar o governo e ser criada nova alternativa de transporte de soja, milho, arroz e demais produtos, com menor custo no frete.

Segundo o presidente da Aces, Mauro Muller, o projeto já está sendo trabalhado há três anos e espera ter sucesso no complemento dele. “Já faz três anos que estamos trabalhando nesse projeto, queremos a compreensão do governo para ser construída a eclusa, juntamente com a usina hidrelétrica porque, se deixar para construir depois, será muito mais difícil, gastaria muito mais dinheiro, além de possíveis transtornos. Já fizemos um questionamento com o governo em Brasília em outra oportunidade e agora trouxemos o simpósio para Sinop, para discutirmos juntamente com a população sobre essa construção”.

Com a hidrovia, os benefícios serão inúmeros. Na parte ambiental, será reduzido em até 95% em relação a rodovia, os níveis de CO2 (dióxido de carbono), que causa o efeito estufa, além de que menos gases poluentes serão liberados na atmosfera. A parte econômica também será beneficiada pelo fato de que com a construção da hidrovia, será economizado cerca de R$ 2 bilhões que podem ser aproveitados em construções sociais, além dos produtos como alimentos, combustíveis, móveis e eletrodomésticos, ficarem mais baratos. Mais 100 mil empregos serão gerados, sendo 90% dessa mão de obra empregada na região. O trânsito também ficará mais calmo com o tráfego de caminhões sendo reduzido nas estradas.

O Simpósio Hidrovias Norte de Mato Grosso acontece hoje, no auditório do Sindicato Rural, a partir das 18h30 e é realizado pela Aprosoja e Movimento Pró-Logística, com o objetivo de debater a viabilidade socioeconômica da instalação do modal hidroviário na região. A programação segue até às 22h com debates sobre: Hidrovia Téles Pires – Tapajós; visão da CNA sobre as hidrovias e portos do Norte do Brasil; políticas do Ministério dos Transportes para o modal hidroviário; ações do DNIT para o setor hidroviário; políticas e ações da ANEEL no uso múltiplos das águas com foco nos rios Teles Pires e Tapajós e políticas e ações da Agência Nacional de Transporte Aquaviário para hidrovias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE