PUBLICIDADE

Pontes de madeira são substituídas pelas de concreto na MT-494

PUBLICIDADE

As obras de pavimentação asfáltica da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) que estão em execução na MT-494 permitirão aos motoristas que saem de Cuiabá com destino a Bom Jardim, distrito de Nobres, distante 146 km a Médio-Norte de Cuiabá, uma viagem sem os desconfortos e os imprevistos de uma estrada de chão. Até o dia 30 de setembro, a construtora terminará a execução dos 44 quilômetros de pavimentação asfáltica na MT-494, que vão do entroncamento da MT-351, no rio Manso, a Bom Jardim. Uma outra empresa já concluiu as três pontes de concreto do trajeto.

Dois rios e um córrego cortam os 44 km de estrada, contornados de natureza às margens da MT-494. O córrego João Pinto, o rio Arraia e o rio Cuiabazinho completam a paisagem repleta de morros, palmeiras, milharais e muitas árvores. As pontes de madeira que fazem a travessia sobre estas águas serão substituídas por pontes monovias, de concreto, com 40 m de extensão sobre o Arraia e o João Pinto e 100 m sobre o rio Cuiabazinho.

No momento, a empresa trabalha no encabeçamento da ponte sobre o rio Arraia. As outras duas pontes já foram encabeçadas e só aguardam o término da pavimentação asfáltica em execução para serem liberadas para o tráfego. A Setpu investiu R$ 3,2 milhões na execução das pontes, que serão bastante sinalizadas com tachões refletivos, placas e enzebrados, uma vez que a estrada possui duas faixas de tráfego e as pontes apenas uma.

Particularmente a ponte sobre o córrego João Pinto chama a atenção pela altura entre o nível do córrego e o guarda corpo que chega a 15 m. Mas, de acordo com o superintendente de Obras de Transportes da Setpu, engenheiro civil, Zenildo de Castro, a altura de uma ponte leva em consideração o estudo histórico de enchentes na região, a batimetria (medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios) e ainda o acréscimo de uma margem de segurança.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros combatem incêndio em shopping no Mato Grosso

Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram, esta manhã, o...

Lançado programa de combate à desnutrição dos povos indígenas em MT; R$ 3 milhões

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural...
PUBLICIDADE