PUBLICIDADE

Cuiabá: umidade relativa do ar está em 30%

PUBLICIDADE

Aviso Meteorológico emitido pelo Centro de Monitoramento de Risco e Desastre "Dr. Domingos Iglesias Valério", vinculado à Defesa Civil de Mato Grosso, aponta que as condições meteorológicas, hoje, são favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar, abaixo dos 30%, nas regiões Leste, Norte, Centro e Sul do Estado.

O Aviso, emitido a partir de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), alerta para a temperatura em Cuiabá que, nesta quarta-feira, será de 31º (máxima), com 5% de probabilidade de chuva. Em Rondonópolis, a máxima será de 28º C e, em Cáceres e Tangará da Serra, de 30º C.

Esta situação especial vem sendo verificada nos últimos dias e, em especial, desde ontem e, em razão disso, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados importantes nesse período de grande calor, sol forte e baixa umidade do ar como, por exemplo, a ingestão de líquidos.

Vale lembrar que a Tabela de Referência e Recomendações considera a umidade relativa do ar ideal entre 60% a 30%. Abaixo desses índices, com percentual entre 30% a 20%, já se considera uma Fase de Atenção (Fase I). Nesta fase, a recomendação da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) é de que sejam evitados exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhamento de jardins; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas vegetadas; consumir água e outros líquidos à vontade e, além disso, que sejam observados o nível dos reservatórios e mananciais de abastecimento, além das recomendações do estado de atenção.

Na Fase II, de Alerta, a umidade relativa do ar varia de 20% a 12% e na Fase III, de Emergência, o percentual é de abaixo de 12%.

Entre os problemas decorrentes de baixa umidade do ar estão as complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos. Com essas condições, aumenta a possibilidade de incêndios em pastagens e florestas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta carregada de adubo tomba e motorista morre em Mato Grosso

Um motorista, identificação ainda não confirmada, morreu após uma...

UFMT inaugura espaço para acolher vítimas de assédio

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de...

Apostador de Mato Grosso ganha prêmio na Quina

Apostador de Cotriguaçu (954 km de Cuiabá) acertou, ontem...

Corpo de motorista que morreu em acidente no Nortão é transladado para Goiás

O corpo do motorista Joberson de Jesus José Ferreira,...
PUBLICIDADE