PUBLICIDADE

Campanha pai presente é lançada em município do Nortão

PUBLICIDADE

A Comarca de Diamantino iniciou hoje (26) a campanha Pai Presente. O lançamento foi realizado no Fórum da Comarca pela juíza diretora do foro, Patrícia Ceni, sendo que somente no período matutino 15 atendimentos foram registrados. "Nosso objetivo esse ano é realizar uma campanha de conscientização na zona rural dos municípios. As mães que estão nas comunidades mais distantes, algumas estão a cerca de 100 quilômetros da cidade, ainda não se atentaram para a necessidade da criança ter o nome do pai em sua certidão. Por isso vamos intensificar a campanha neste sentido, destinando três dos quatro dias a comunidades distantes", revelou a magistrada.

A magistrada também explicou que a campanha se estende durante todo o ano. As mães ou interessados devem preencher um formulário com a indicação de quem é o suposto pai, o endereço dele e dados para a sua localização. Patrícia Ceni revelou que o Fórum tem uma servidora capacitada para coleta do material destinado ao exame de DNA e este ano uma parceria com um laboratório diminuiu consideravelmente o valor do exame, que pode ser arcados pelas partes. Os pais podem dividir o valor ou o pai pode arcar com valor integral.

"Seguimos orientação do CNJ e considero essa iniciativa exemplo de plena cidadania. Significa muito para a criança saber quem é seu pai e este poder participar de sua vida. Muitas vezes o que a criança mais quer é o nome do pai na certidão de nascimento. Já tivemos casos de adolescentes pedirem diretamente a paternidade reconhecida. O que falta para as pessoas se acertarem é um pouco de conversa e a Justiça pode fazer isso pela mediação e a conscientização das pessoas", ponderou a magistrada.

Em Mato Grosso o mutirão é coordenado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), e tem como órgãos operacionalizadores os Fóruns das cidades. O Pai Presente é um movimento nacional instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que encampou o projeto Pequeno Cidadão, que já era realizado desde 2007 no Estado.

O mutirão já foi realizado em Cuiabá e Várzea Grande.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

TRT condena agropecuária a indenizar vigia por referências negativas

Em razão de referências negativas que poderiam prejudicar a...

Alunas de Lucas do Rio Verde participam da Olimpíada Brasileira Feminina de Química

As estudantes do curso de Técnico Integrado de Biotecnologia...

Incêndio atinge instalação elétrica de estabelecimento na região central de Sinop

Um princípio de incêndio em um restaurante na região...
PUBLICIDADE