segunda-feira, 14/julho/2025
PUBLICIDADE

Assentamentos em Várzea Grande terão Cadastro Ambiental Rural

PUBLICIDADE

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Várzea Grande está organizando a equipe responsável pela avaliação dos assentamentos rurais. A medida decorre das ações contidas no Termo de Cooperação Técnica firmado com o Incra que prevê a inclusão de 323 famílias no Cadastro Ambiental Rural (CAR). De acordo com o prefeito Sebastião Gonçalves, será feito um raio-x em três assentamentos, destacando as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e reservas ambientais. "Com esse trabalho, damos o primeiro passo em busca do licenciamento ambiental dessas localidades", apontou.

O superintendente do Incra,Valdir Barranco, explica que a assinatura do termo pelas partes, agiliza o processo. "Com isso, os próprios servidores da prefeitura têm a permissão para a execução do serviço de avaliação das áreas, repassando, diretamente à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, as informações coletadas e necessárias à expedição do CAR", disse.

A expectativa é que os trabalhos terminem até o final do ano. Participarão engenheiros florestais, técnicos agrônomos e especialistas em cartografia. "Todos têm o total apoio das famílias. Estamos dispostos a colaborar com o que for necessário para que essa atividade da Semma/VG seja concluída o quanto antes. Ter esse cadastro é um anseio antigo de nós, assentados", declarou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea Grande, José Oliveira.

Com a efetivação do CAR, os assentados passam a ter alguns benefícios como, por exemplo, a contratação de empréstimos financeiros. Além de uma taxa de juros diferenciada, gozarão de facilidades para a quitação dessa dívida.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mãe e filha que morreram em grave acidente são sepultadas em Juína

Os corpos de Valdinéia Luzia Custódio Paes, de 37...

Incêndio danifica residência em Mato Grosso

Uma residência de madeira teve sua edícula (área anexa)...

Identificado homem que morreu em acidente na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Vanderson Moreira de Figueiredo, 34 anos, foi identificado como...
PUBLICIDADE