PUBLICIDADE

Equipamento auxilia na recuperação de 63 veículos roubados em MT

PUBLICIDADE

Com auxílio do equipamento Optical Character Recognition (OCR), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) localizou, em um ano, 63 veículos roubados ou furtados na Baixada Cuiabana. O equipamento são câmeras fotográficas que capturam imagens que vão para uma central de monitoramento, onde um computador faz o armazenamento das imagens e o mapeamento de horário, dia e trajeto do veículo furtado ou roubado na cidade.

As imagens são coletadas, armazenadas e monitoradas pelos operadores do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) 24 horas por dia. O equipamento foi adquirido pela Sesp em 2010, ficou em fase de teste, e começou a funcionar no ano passado.

Em Mato Grosso foram adquiridas 12 câmeras fotográficas que estão instaladas em cinco pontos de Cuiabá e Várzea Grande para fiscalizar os principais locais de entrada e saída de automóveis nas cidades. "Esses locais são considerados rotas de fugas de criminosos", explicou o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza.

O equipamento consegue identificar um veículo suspeito através da placa ou de outra característica, como por exemplo, adesivos colados no carro ou moto. Por meio do sistema, o operador pode consulta um banco de dados da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores com informações dos automóveis que foram roubados ou furtados em Cuiabá e Várzea Grande.

Outra vantagem do sistema é que ele dispara um alarme sonoro toda vez que um automóvel roubado ou furtado é flagrado pela câmera. "Imediatamente os operadores do Ciosp acionam uma equipe da Polícia Militar, passam a localização e os policiais vão até o local para fiscalizar o automóvel suspeito", disse o tenente coronel PM Eduardo Henrique de Souza.

Além de ajudar na localização de automóveis roubados ou furtados, o equipamento também auxilia na investigação policial e na desarticulação de quadrilhas de assalto a bancos, tráfico de drogas ou de sequestros.

Para o secretário adjunto de Inteligência, Wylton Massao Ohara, o OCR é um instrumento de inteligência policial que ajuda a reduzir a criminalidade na Capital. "O instrumento ajuda no trabalho de investigação e de análise de inteligência", disse.

Segundo o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, a meta é ampliar o número de câmeras até a Copa do Mundo. "Queremos ampliar de 12 para 36 o número de câmeras na baixada cuiabana em 2014", falou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre Preta Gil, aos 50 anos, vítima de câncer

Preta Gil, cantora, atriz, apresentadora e empresária, morreu neste...

Artesanatos produzidos em MT são expostos em maior feira da América Latina

Com uma diversidade de técnicas, materiais e identidades culturais,...

Bombeiros localizam corpos de dois homens e uma criança que se afogaram em rio no MT

Militares dos bombeiros encontraram, ontem, os corpos de Lucas...

Piloto de motocross que sofreu queda morre após uma semana internado em Sorriso

O piloto Welliton Dias da Silva, conhecido como 'Branco'...
PUBLICIDADE