PUBLICIDADE

Rondonópolis: 200 pessoas aguardam em fila de espera por aparelho auditivo

PUBLICIDADE

Somente em Rondonópolis, cerca de 200 pessoas com deficiência aguardam na fila à espera por aparelhos auditivos. O problema já chegou ao conhecimento do Ministério Público que, ontem, instaurou inquérito civil para identificar os motivos que vêm acarretando a falta de resolutividade das ações de saúde destinadas a resguardar o direito dos pacientes com deficiência auditiva, no município.

Na portaria de instauração do referido inquérito, o promotor de Justiça Ari Madeira Costa ressaltou que o Decreto Federal 3.298/1999 garante à pessoa portadora de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos. "De pronto, é inaceitável, sob qualquer ponto de vista, que os pacientes que necessitam de aparelhos auditivos aguardem indefinidamente por atendimento, ao mero argumento de que o Poder Público deles não dispõe para todas as pessoas necessitadas, sem contudo, nada fazer para sanar tal lacuna", afirmou o promotor de Justiça.

Segundo o representante do Ministério Público, informações repassadas pelo Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde de Rondonópolis revelam que existem 34 pessoas na fila à espera por aparelho auditivo desde 2009, 86 desde 2010, 55 desde 2011 e 15 entraram na fila em 2012. "Acreditamos que a demanda pode ser ainda maior. Por isso, estamos convocando às pessoas com deficiência e suas famílias a buscarem informações e providências no Ministério Público, devidamente munidas dos documentos e laudos que possuírem sobre a matéria", ressaltou.

Conforme o promotor de Justiça já foram requisitadas informações às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde sobre as providências adotadas em relação ao assunto. O Conselho do Idoso e Associações de Surdos também foram notificadas a apresentar eventuais reclamações ou levantamentos existentes sobre a deficiência no referido atendimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Executores de homicídio motivado por seguro de vida são condenados em MT

Dois executores do assassinato de Paulo Sander Alves foram...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...

Réu é condenado a 16 anos de cadeia por assassinato em Sorriso

O tribunal do júri da Comarca de Sorriso condenou,...
PUBLICIDADE