sexta-feira, 11/julho/2025
PUBLICIDADE

Justiça torna mais rígida em MT fiscalização a menores viajando de ônibus

PUBLICIDADE

Salvaguardar os direitos e a integridade física de menores de idade foram os principais objetivos da juíza da Primeira Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Cuiabá, Gleide Bispo Santos, para realizar reunião com 17 representantes de empresas de transporte, da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT) e do Terminal Rodoviário Engenheiro Cássio Veiga de Sá, em Cuiabá. Durante o encontro, na sexta-feira, a magistrada enfatizou a necessidade de se fiscalizar a documentação necessária dos menores de 18 anos no momento do embarque em ônibus de viagens.

A juíza explicou que assumiu as funções recentemente e que notou a necessidade de se intensificar a fiscalização no tocante ao transporte de menores. "Temos uma longa faixa territorial de divisa com outro país e estados. É nossa obrigação fiscalizar o transporte de menores e evitar irregularidades. Para isso, devemos contar com a compreensão de quem atua nesta área", destacou.

A magistrada asseverou que terá postura rígida na vistoria das obrigações das empresas. "O Posto do Juizado da Infância e Juventude continuará funcionando na Rodoviária de Cuiabá. Contudo, as autorizações deverão ser emitidas na Vara Especializada da Infância e Juventude, em decorrência de necessitarem da assinatura da magistrada. Isso fará com que eu atue mais na fiscalização também", pontuou Gleide Bispo.

Os agentes fiscalizarão embarques entre 7h e 13h e 14h e 20h em dias úteis. Aos fins de semana e feriados, a fiscalização dependerá do número de voluntários disponíveis, mas a juíza reforçou que esse papel é dos responsáveis pelas empresas de transporte. Por sua vez, os representantes questionaram a magistrada acerca das dificuldades que enfrentarão no caso de proibirem a viagem de menores sem a documentação. O representante da Viação Sol Nascente, Luiz Abílio Vieira, disse que vende mais de 11 mil passagens por mês e que tenta cumprir a legislação, embora muitos passageiros se neguem a apresentar documentação ou simplesmente não se informem acerca da obrigatoriedade. "Se proibimos o embarque, muitos passageiros alegam que estão sem dinheiro e condições de pernoitar ou de pagar outro transporte para conseguir a autorização judicial e que isso atrasará a viagem deles", assinalou o responsável, que possui 50 anos de experiência no setor.

A magistrada explicou que já está providenciando uma parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria de Bem-Estar Social, que poderá dispor de uma unidade para encaminhar as pessoas que necessitarem para o cumprimento da legislação e conseqüente segurança dos menores. O representante da empresa Eucatur, Wesney Barbosa da Silva, transferido pela empresa de Curitiba para Cuiabá recentemente, disse que o sistema funciona no Paraná. "Lá a cobrança é severa, mas todos sabemos que é necessária. Eu mesmo não consegui embarcar com minha filha, pois estava sem a documentação. Tive que aguardar o documento", informou.

A juíza Gleide Bispo ainda informou que fiscalizações nas saídas da cidade serão deflagradas, a fim de reforçar a ação e conscientizar empresas e passageiros. Ela ainda disse que conversará com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal, sobre a possibilidade de se ampliar a campanha Viagem Legal, da CGJ, que visa divulgar toda documentação e procedimentos necessários para a viagem dos menores com segurança.

Mais informações podem ser obtidas na Vara Especializada de Cuiabá, pelo telefone (65) 3653-1109.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE