PUBLICIDADE

Município de MT não poderá prestar assistência jurídica a cidadãos

PUBLICIDADE

Uma decisão judicial, em sede de liminar, determinou a suspensão do fornecimento de assistência jurídica prestada pelo município de Nova Olímpia. Além dos serviços prestados pela "Defensoria Pública Municipal" o juízo da 3ª Vara da Comarca de Barra do Bugres também determinou a interrupção do pagamento dos honorários ao advogado contratado para este serviço.

A decisão é resultado de uma ação civil pública impetrada pela Defensoria Pública de Mato Grosso. Os defensores Leandro Fabris Neto e Rafael Pereira Cardoso alegaram que a assistência jurídica prestada pelos municípios é vedada pela Constituição Federal, ainda mais quanto a Comarca é provida dos serviços prestados pela Defensoria Pública do Estado.

Nova Olímpia tinha um gasto mensal de R$ 3 mil com um advogado particular responsável cuidar dos casos de violação de direitos por ocorrência de violência física, psicológica, sexual, pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade. O serviço atendia aproximadamente 50 pessoas por mês.

A prestação de assistência jurídica integral e gratuita "é de competência do Estado de Mato Grosso, através da Defensoria Pública, de modo não caber ao ente municipal fazê-lo, pois assim agindo estaria violando o princípio da preponderância do interesse e, via de conseqüência, a Constituição Federal", destacou a Juíza de Direito Silvana Ferrer Arruda.

Conforme informação dos defensores públicos, os municípios de Denise, Nova Olímpia e Porto Estrela fazem parte da Comarca de Barra do Bugres, local onde estes cidadãos recebem o devido atendimento jurídico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carta de intenções sinaliza possibilidade de financiamento climático para Mato Grosso

Mato Grosso avançou um acordo para receber financiamento climático...

Número de inadimplentes sobe em Mato Grosso e chega a 1,165 milhão

No mês passado, 11.766 pessoas entraram na base de...

Captação de rins e córneas é feita em Nova Mutum e vai beneficiar quatro pacientes

A equipe da Central Estadual de Transplantes, administrada pela...

Caopa arrecada alimentos para atender jovens e famílias em Sinop

O Centro de Acolhimento, Orientação e Proteção ao Adolescente...
PUBLICIDADE