sexta-feira, 18/julho/2025
PUBLICIDADE

Sinop, Sorriso e Lucas fecham 2011 na lista irregular do trabalho infantil

PUBLICIDADE

Pelo menos 26 cidades acabaram inseridas, ano passado, na relação elaborada pelo Ministério do Trabalho, dos municípios onde crianças e adolescentes foram flagradas em situação irregular de trabalho infantil após 175 fiscalizações feitas entre janeiro a dezembro. Ao todo, 269 menores foram identificados em locais onde não deveriam estar trabalhando.

De acordo com o relatório da Secretaria de Inspeção do Trabalho, Cuiabá registrou 59 fiscalizações, resultando no resgate de 77 crianças. Em seguida aparece Várzea Grande, foram 26 fiscalizações e 35 menores identificados. Em
Nova Mutum, em 21 análises foram localizadas 33 crianças trabalhando. Já em Rondonópolis, foram 15 verificações e 36 crianças localizadas.

Estão na relação ainda Sinop ( 3 fiscalizações e 7 crianças), Sorriso (4 verificações e 10 crianças), Tapurah ( 3 fiscalizações e 3 crianças), Lucas do Rio Verde (2 verificações para 2 menores), Cáceres, Nobres, Chapada dos Guimarães, Barra do Bugres e outras.

As ações de fiscalização do Ministério tem ajudado o país a combater o trabalho infantil. Ao localizar a presença de crianças e adolescentes em idade inferior à permitida, é preenchida uma ficha com dados da criança encontrada em situação de trabalho, notificando o empregador para afastá-la da atividade irregular. Além disso, é elaborado relatório à chefia de fiscalização, com cópias dos autos de infração lavrados e dos termos emitidos, para remessa aos órgãos da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente do local.

A inspeção do trabalho visa o afastamento das crianças em situação de trabalho irregular, bem como a inclusão delas em programas de transferência de renda, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Definidos 13 finalistas do concurso SuperCherf da Educação em MT

Os 13 finalistas do concurso “SuperChef da Educação –...

Mais de 18 mil doses de vacinas foram aplicadas nas escolas em Mato Grosso

Aproximadamente 18,3 mil vacinas foram aplicadas em 71,5% dos...

Sorriso: morre professora e advogada, Ana Emília

Faleceu hoje a professora e advogada Ana Emília Iponema...
PUBLICIDADE