PUBLICIDADE

TRF nega liberação de 29 mil metros de madeira que saiu de Sinop

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou a liberação de uma carga de 29.293 metros cúbicos de madeira serrada de pau amarelo que estava sendo transportada de Sinop para Porto Alegre (RS). A carga foi apreendida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por apresentar guias de autorização vencidas. Não foi informado o local nem a data da apreensão.

As empresas, donas da carga de madeira, recorreram à justiça para conseguir liberar o material. De acordo com a assessoria da Advogacia Geral da União, a Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto ao Ibama explicaram que Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPF) deve acompanhar obrigatoriamente a carga da origem até o destino final do produto transportado. Como as guias estavam vencidas, a atuação dos fiscais do Ibama foi plenamente legal, ressaltaram os procuradores federais que atuaram no caso.

Os desembargadores apontaram jurisprudência do próprio Tribunal no sentido de que a “autorização para Transporte de Produtos Florestais (ATPF) deve acompanhar a madeira durante todo o seu transporte, por isso a legalidade da apreensão da carga que não esteja devidamente acobertada”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros combatem incêndio em shopping no Mato Grosso

Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram, esta manhã, o...

Lançado programa de combate à desnutrição dos povos indígenas em MT; R$ 3 milhões

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural...
PUBLICIDADE