PUBLICIDADE

Movimentos sociais em MT lançam plebiscito por mudanças no sistema político

PUBLICIDADE

Movimentos sociais, centrais sindicais e partidos políticos de Mato Grosso realizarão, amanhã, às 18h30, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep-MT), em Cuiabá, o ato de lançamento de um "plebiscito popular". A ação é um "desdobramento" de uma campanha nacional, iniciada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), no dia 15 de novembro, em Brasília. A intenção é cobrar uma reforma exclusiva e soberana do sistema político brasileiro, através de constituinte. Em todo o país, a iniciativa conta com apoio de aproximadamente 80 movimentos sociais. Os organizadores pretendem explicar a proposta à sociedade e realizar inúmeras atividades até a coleta de votos entre os dia 1º e 7 de setembro de 2014, com a seguinte pergunta: "Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?".

Segundo publicação da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), após o lançamento da campanha nacional, agora cabe aos estados e municípios a realização de plenárias locais para ampliar o processo de articulação e iniciar a construção dos comitês populares da campanha. Na prática, o "plebiscito popular" não tem valor legal, mas exerce uma forte pressão política e social, permitindo que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política.

Não foram divulgadas as possíveis ações que serão realizadas no Estado, com o intuito de mobilizar a população. De acordo com a CUT, o intuito é ampliar a representação dos trabalhadores na política e, consequentemente, as discussões sobre os destinos do país.

A constituinte, ou "assembleia nacional constituinte", é um ato que reúne pessoas escolhidas para redigir ou reformar uma Constituição, lei maior de um país e que rege todas as outras leis vigentes. A atual Carta do Brasil é de 1988. A intenção é reformar o sistema político, que pode incluir, por exemplo, a atual forma de escolha de governantes e parlamentares, financiamento de campanhas eleitorais, coligações entre partidos, propaganda na TV e no rádio, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso ganha prêmio na Quina

Apostador de Cotriguaçu (954 km de Cuiabá) acertou, ontem...

Corpo de motorista que morreu em acidente no Nortão é transladado para Goiás

O corpo do motorista Joberson de Jesus José Ferreira,...

Bombeiros extinguem incêndio em Cláudia hoje e combatem focos na serra do Roncador

O Corpo de Bombeiros Militar extinguiu quatro incêndios florestais...
PUBLICIDADE