PUBLICIDADE

Município de MT deve regularizar área pública que foi feita de lixão

PUBLICIDADE

O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça Cível de Água Boa, firmou termo de ajustamento de conduta com o município de Água Boa para implementação e regularização de área pública de quase 30 mil m², na qual existia processo erosivo e destinação irregular de lixo, bem como sanar os problemas relacionados a vazamento e odor na estação de tratamento de esgoto da cidade.

Entre várias obrigações a serem cumpridas em relação à área, o município deve promover, em um prazo de 30 dias, o isolamento do local com a implantação de cerca, devendo ser fixadas placas ao longo da extensão da área isolada, indicando a proibição de jogar lixo, bem como do acesso de pessoas. Já em 90 dias, deverá ser apresentado junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente o projeto de recuperação de área degradada. O ente municipal comprometeu-se, também, em promover, até o ano de 2016, a construção de bosque e espaço de lazer/esportivo na área que será objeto da recuperação, com vistas a beneficiar a população água-boense.

Para assegurar o funcionamento regular da Estação de Tratamento de Esgoto de Água Boa, o município deverá promover diariamente a manutenção e execução de limpeza do sistema preliminar de tratamento, assim como a execução, num prazo de 30 dias, do plano de vistoria na integralidade da rede de esgoto, com o fim de identificar a ocorrência de possíveis ligações clandestinas de águas pluviais e adoção de medidas administrativas para promover o desligamento de tais ligações.

Em 60 dias deve ser elaborado um manual de operação e manutenção da estação de tratamento de esgoto, bem como o treinamento periódico dos seus operadores, de modo que aquela possa funcionar atendendo as disposições da Resolução Conama nº 430/2011.

O termo assinado no dia 7 de outubro foi promovido pelo promotor de Justiça Francisco Gomes de Souza Junior e o prefeito Mauro Rosa da Silva, contemplando, no total, sete cláusulas com obrigações de fazer, cujo descumprimento dos seus itens ensejará pagamento de multa diária de R$ 500, que será revertida para o Fundo Municipal do Meio Ambiente de Água Boa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Capotamento de ambulância deixa um morto em rodovia de Sorriso

Uma ambulância do município de Itanhangá capotou esta noite...

Localizado corpo de mulher que se afogou em rio em Sorriso

O Corpo de Bombeiros confirmou que foi localizado, há...

Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses mobilizaram mais de 15 mil atletas

A edição 2025 dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis...
PUBLICIDADE