segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Magistrados discutem Saúde Mental de encarcerados em MT

PUBLICIDADE

A atuação em conjunto dos entes responsáveis pela melhoria do sistema de saúde que atende aos doentes mentais encarcerados foi uma das propostas dos juízes Jorge Luiz Tadeu Rodrigues e Geraldo Fernandes Fidelis Neto, respectivamente, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e titular da Vara de Execuções Penais de Cuiabá, durante a audiência pública Saúde Mental e Direitos Humanos.

O evento foi realizado no Auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa do Estado. Na oportunidade, foram debatidos problemas e soluções ligados à questão dos doentes mentais em cumprimento de medidas de segurança. "É como se tivéssemos uma chaga e tratássemos com um tampão. Os próprios trabalhadores da saúde enfrentam dificuldades e lutam para manter a sua sanidade mental diante das muitas demandas e da total falta de estrutura, medicamentos e médicos. O tratamento mais adequado é a reinserção social. Para isso precisamos do apoio do Estado e também da família. Muitas destas pessoas têm condições de retornar para casa, já não oferecem mais periculosidade, basta fazer o exame adequado que assegure isso", disse o juiz auxiliar Jorge Tadeu.

"Devemos buscar articulações para resolvermos os problemas. Todos queremos melhorar o sistema que temos hoje. Atualmente temos 16 pessoas internadas nestas condições e uma fila de 23 pessoas para ingressarem no sistema", informou Geraldo Fidelis, que desenvolveu o Mutirão Carcerário na Capital.

Os participantes debateram o papel do Estado e da sociedade em relação aos pacientes, direitos humanos e a reinserção social. O evento realizado na tarde desta quinta-feira (26 de setembro) foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, presidida pelo deputado estadual Emanuel Pinheiro, pelo Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região e pela Defensoria Pública do Estado.

A Corregedoria, por intermédio dos juízes Jorge Tadeu e Geraldo Fidelis, já vem desenvolvendo ações em prol da melhoria do sistema, a exemplo do Fórum Mato-Grossense para Modernização e Humanização do Sistema Penitenciário do Estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prouni divulga resultado da 1ª chamada do segundo semestre

O resultado da primeira chamada da edição do segundo...

Sorriso abre inscrições para o ‘casamento Abençoado’

Foram abertas as inscrições do Casamento Abençoado para os...

Amostra coletada em MT auxilia em descoberta de nova espécie da flora na Amazônia

Através do mapeamento da vegetação de Mato Grosso, foi...
PUBLICIDADE