sexta-feira, 11/julho/2025
PUBLICIDADE

Acordo prevê criação de unidade do Procon em Nova Ubiratã

PUBLICIDADE

A defesa do consumidor, no município de Nova Ubiratã, será reforçada a partir do ano que vem com a instalação do Procon Municipal. A criação do órgão está prevista em um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público Estadual e a administração municipal. Até o dia 16 de outubro, o Poder Executivo deverá encaminhar à câmara projeto de lei sobre o assunto.

De acordo com o promotor de Justiça Carlos Roberto Zarour César, além da criação e instalação do Procon, o TAC também estabelece medidas relacionadas à construção do imóvel para funcionamento do órgão, aquisição de móveis e disponibilização de recursos na Lei Orçamentária Anual para seu regular funcionamento. O não cumprimento das obrigações assumidas no prazo de seis meses implicará no pagamento de multa diária de R$ 1 mil.

No TAC, o promotor de Justiça ressalta que o número de habitantes do município de Nova Ubiratã e o desenvolvimento da economia propiciam condições favoráveis à instalação de estabelecimentos prestadores de serviços e produtos, oportunizando a criação de um mercado consumidor de proporções consideráveis.

"O Procon municipal é destinado a promover a defesa dos interesses e direitos dos consumidores, mediante o acompanhamento e fiscalização das relações comerciais ocorridas entre fornecedores de um lado e consumidores do outro, contribuindo para garantir direitos aos cidadãos e para fortalecer o sistema local de defesa do consumidor", disse o promotor de Justiça.

Segundo ele, a Lei Federal 8.078/90 e o Decreto 2.181/97 são incisivos quanto à efetiva necessidade de descentralização das atividades de fiscalização e defesa do consumidor. "Embora exista um diploma legal que protege o consumidor, é necessário que a atuação dos cidadãos/consumidores seja viabilizada por um aparato institucional que permita regular as relações, fiscalizar as práticas e aplicar as penalidades caso as normas constantes no diploma legal não estejam sendo cumpridas", acrescentou o representante do MPE.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE