PUBLICIDADE

Governo elabora diagnóstico do trabalho infantil em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, elaborou um diagnóstico do trabalho infantil, que deverá mapear os focos e características nos municípios mato-grossenses. Além disso nortear a promoção de políticas públicas relacionadas à erradicação e combate do trabalho infantil, com o envolvimento também de outras secretarias estaduais, como Saúde e de Educação, numa ação conjunta e multidisciplinar.

Entre os meses de abril e julho, a Setas percorreu mais de cinco mil quilômetros, visitando 52 localidades para, com base nessa amostragem, sistematizar os dados sobre a realidade do trabalho infantil em Mato Grosso. Em reunião de trabalho, ontem, a responsável pela execução do diagnóstico estadual, secretária estadual Roseli Barbosa, apresentou a metodologia e o resultado dos estudos aos setores envolvidos na construção da agenda do Trabalho Decente, que tem o combate do Trabalho Infantil como um dos pilares. "Mato Grosso avançará ao desenvolver ações de combate ao trabalho infantil, com o direcionamento mais objetivo para o público prioritário das políticas sociais identificados nesse diagnóstico", avaliou ela.

Para a procuradora do Trabalho e vice-coordenadora Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes, Thalma Rosa de Almeida, o estudo será de suma importância para execução dos trabalhos voltados ao combate das práticas de trabalho infantil. "Parabenizo a secretária Roseli Barbosa por estar na condução desse enfrentamento e por ter assumido a missão de apresentar um diagnóstico com as informações sobre o cenário estadual. Que esse seja o começo de um trabalho longo e profícuo", afirmou.

Dados preliminares deste estudo, que deverá ser apresentado em seminário no próximo mês, apontam que menos de 60 mil pessoas, entre crianças e adolescentes, ainda estão em situação de trabalho infantil.
Também participaram da reunião pela Setas, o assessor técnico Luciano Joia, além dos secretarios-adjuntos Jean Estevan Campos Oliveira (Assistência Social); Dalva Couto (Cidadania); Vanessa Rosin (Trabalho e Emprego) e Benjamin Franklin Lira (Assuntos Comunitários). Ainda o presidente estadual do Conselho da Criança e Adolescente, Dirceu Belarmino Pereira, e representantes do Ministério Público Estadual; da Superintendência Regional do Trabalho; da secretarias de Educação e de Saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Capotamento de ambulância deixa um morto em rodovia de Sorriso

Uma ambulância do município de Itanhangá capotou esta noite...

Localizado corpo de mulher que se afogou em rio em Sorriso

O Corpo de Bombeiros confirmou que foi localizado, há...

Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses mobilizaram mais de 15 mil atletas

A edição 2025 dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis...
PUBLICIDADE