segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Secretário acredita em acordo com agentes penitenciários de MT

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Administração, Francisco Faiad, garantiu que o governo irá buscar consenso junto ao Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen) para que seja suspensa a greve que foi deflagrada, na sexta-feira (26), e que foi o motivo para tumulto no Carumbé, no sábado (27), devido a suspensão da visita. Faiad garante que o governo chegará a um acordo com a categoria.

No entanto, o presidente do Sindspen, João Batista, explica que a assembleia deve definir as estratégias de como proceder com a greve e que o governo ainda não marcou encontro. A greve foi deflagrada após o governo descumprir dissídio coletivo que culminou com o fim da primeira paralisação.

O movimento foi retomado para garantir as reivindicações acordadas com o governo. João Batista cita que o movimento grevista não visa apenas a questão salarial, mas outros pontos, como o pagamento de insalubridade, aprovado em dezembro de 2011, e que não até hoje não foi regulamentado pelo governo. "Também queremos a regulamentação da função armada, como dar encaminhamento aos Planos e Carreiras, em que acordamos no Tribunal de Justiça, e que o prazo de 80 dias já se encerrou. Também queremos a perícia imediata nas unidades", ressaltou Batista.

Conforme Batista, as negociações acontecem desde 2012. "A greve é devido ao descumprimento contínuo do governo, e só vamos parar a greve quando o recesso da Assembleia Legislativa voltar, previsto para 1º de agosto, porque aprovam as minutas e não dão encaminhamento", criticou.

A proposta apresentada pelo governo para reajuste salarial de 5% para 2014 e 5% para 2015, foi rejeitada pelos servidores, que destacam que a greve não é apenas pelo salário.

No sábado (27), o dia de visitas no Carumbé foi suspenso pela falta dos servidores, que descumpriram liminar impetrada pelo governo, que garantia o funcionamento de 70% do efetivo. A suspensão da visita causou tumulto e revolta nos familiares, que chegaram a fechar a via pública de acesso ao Carumbé, mas a ação foi controlada pela Polícia Militar.

João Batista informa que os servidores já estão recorrendo da liminar, para que seja respeitado o percentual constitucional de apenas 30% em funcionamento durante o período grevista.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Grávida é hospitalizada após colisão entre moto e dois carros em Sorriso

O acidente envolvendo a Honda Biz, Toyota Corolla Cross...

Projeto para implantar estacionamento de caminhões em Lucas é detalhado para prefeito

O projeto do estacionamento para caminhões foi apresentado, ao...

Motociclista morre após atropelar capivara em rodovia de Mato Grosso

Maria Aparecida Ferreira da Silva, de 56 anos, faleceu,...

Liberado tráfego de veículos de até 48 toneladas em rodovia estadual de MT

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou...
PUBLICIDADE