PUBLICIDADE

Doze municípios de MT não registram homicídios há três anos

PUBLICIDADE

Doze cidades mato-grossenses estão na lista dos municípios brasileiros que não registraram homicídios durante 3 anos consecutivos. Nacionalmente, o balanço compreende mais de mil cidades que também estão na mesma situação, ou seja, pelo menos 20% das localidades brasileiras não contabilizam assassinatos durante o período analisado. O dado compreende o "Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil" e abrange os anos de 2009 e 2011.

As cidades mato-grossenses que compreendem a lista são Acorizal, Araguaiana, Araguaianha, Glória D"Oeste, Indiavaí, Nova Santa Helena, Ponte Branca, Reserva do Cabaçal, Ribeirãozinho, Rondolândia, São José do Povo e Vale de São Domingos.

Concentrando o menor número populacional do Estado, Araguainha (460 km ao sul de Cuiabá) abriga 1.096 pessoas, conforme Censo 2010. Segundo a prefeitura Maria José das Graças Azevedo, a cidade pode ser classificada como um local amigável. "Aqui todo mundo se conhece, devido ao município ser pequeno. A convivência entre todos é tranquila. Uma vez ou outra acontece alguma briga, mas isso é muito raro. Quando algo é registrado logo é resolvido e sempre com aquela ideia de ‘vamos deixar isso para lá"".

A estrutura de segurança da cidade é formada por 3 policiais militares e 1 membro da Polícia Judiciária Civil. Nas terças-feiras, um delegado vai até o município para atuar nos casos registrados no local. "Todos se conhecem pelo nome e isso acontece tanto na zona urbana, como na zona rural".

O prefeito de São José do Povo (262 km ao sul da capital), Arivaldo Medeiros de Santana, garante que o último assassinato registrado no local aconteceu há 20 anos. Na época, um homem teria matado a companheira a facadas. "De lá para cá, não ocorreu outro homicídio".

A cidade conta com 3,5 mil habitantes, conforme o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao setor de segurança, o gestor informa que na cidade atuam 1 escrivão, 1 investigador, 1 sargento e 5 soldados. "Além da população urbana, a cidade também conta 6 assentamentos rurais, que são formados por pessoas que antes moravam na região urbana, mas que acabaram conseguindo um pedacinho de terra".

Localizada na região oeste de Mato Grosso, o município de Indiavaí também é classificado como uma localidade amigável. O prefeito Valteir Quirino dos Santos conta que no local todas as pessoas se conhecem. O sistema de segurança tem 1 investigador e 4 policiais militares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio danifica residência em Mato Grosso

Uma residência de madeira teve sua edícula (área anexa)...

Identificado homem que morreu em acidente na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Vanderson Moreira de Figueiredo, 34 anos, foi identificado como...

Mulher salva criança de afogamento e desaparece em rio no Mato Grosso

Uma mulher de 36 anos desapareceu nas margens do...
PUBLICIDADE