segunda-feira, 14/julho/2025
PUBLICIDADE

STJ mantém direito de aluno ingressar no curso da PM no Estado

PUBLICIDADE

A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) garantiu a um candidato aprovado em concurso público da Polícia Militar de Mato Grosso, o direito de ingressar no Curso de Formação de Oficiais da PM. A decisão reverteu ato do comando geral da corporação, que havia excluído o concorrente porque o edital de convocação para o curso foi publicado nove dias antes do aniversário de 18 anos do candidato. Os ministros entenderam que a idade mínima vale para a nomeação no cargo e não para o início do curso.

De acordo com o processo, o candidato moveu mandado de segurança contra o ato do comando da PM, mas o Tribunal de Justiça de Mato Grosso não permitiu o acesso ao curso de formação. Amparado por medida liminar, o candidato já concluiu o 1º ano do curso e encontra-se matriculado no 2º ano, desde fevereiro de 2012. Recorrendo ao STJ, a defesa sustentou que a decisão não atende aos princípios da administração pública, pois se trata de inscrição em curso de formação e não de posse em cargo público.

Segundo o relator, ministro Sérgio Kukina, a legalidade do ato administrativo pode ser questionada, por causa da violação ao direito líquido e certo do candidato. Para o ministro, o que a lei dispõe como idade mínima para o ingresso na carreira policial, foi equivocadamente interpretada pelo edital como a data da matrícula no curso de formação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mãe e filha que morreram em grave acidente são sepultadas em Juína

Os corpos de Valdinéia Luzia Custódio Paes, de 37...

Incêndio danifica residência em Mato Grosso

Uma residência de madeira teve sua edícula (área anexa)...

Identificado homem que morreu em acidente na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Vanderson Moreira de Figueiredo, 34 anos, foi identificado como...
PUBLICIDADE